Criação de batalhão da PM lidera lista de demandas da Amenorte junto ao governo

Da Redação

Os prefeitos dos municípios que formam a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte) devem apresentar uma série de demandas regionais aos principais nomes do governo estadual na segunda-feira, 8, durante encontro das lideranças dos municípios com secretários de Estado, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Entre as principais reivindicações dos prefeitos está a criação do Batalhão da Polícia Militar em Cianorte.

O assunto entrou na pauta da primeira reunião ordinária da Amenorte em 2021, realizada na última sexta-feira, 29, em Cianorte. Durante o encontro, os prefeitos das 11 cidades da área de abrangência da entidade discutiram a necessidade da Capital do Vestuário sediar um batalhão da PM, em substituição à 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) que por sua vez teria como nova sede Goioerê, distante 110 quilômetros, na região de Campo Mourão.

O assunto é defendido pelo presidente da entidade e prefeito de Tapejara Rodrigo Pezão, que explicou que a criação do batalhão colocaria fim à fragmentação do patrulhamento ostensivo e de repressão na região, que hoje é divido entre o 7º BPM, com sede em Cruzeiro do Oeste e a própria 5ª CIA em Cianorte. Além disso, explica o presidente da entidade, o efeito mais prático de um batalhão é que o número policiais nas ruas seria triplicado, assim como o aumento das viaturas e toda a estrutura de comunicação, armamento e inteligência da PM.

“Sem dúvida nenhuma essa é uma das nossas prioridades. Nesse encontro vamos tratar de vários assuntos de interesse dos 11 municípios e das demandas que integram a nossa região, mas a criação do batalhão está no topo da nossa lista de reivindicações”, disse nesta quarta-feira, 3, por telefone Rodrigo Pezão.

Outro defensor da criação do batalhão da PM é o prefeito de Cianorte, Marco Franzato. O assunto inclusive foi incluído no seu plano de governo durante a campanha eleitoral em 2020 e segundo ele, os investimentos em Segurança Pública e combate à criminalidade na Capital do Vestuário estão intimamente ligados à criação deste batalhão. O prefeito defende que não só acidade, mas a região teria uma cobertura da PM mais efetiva sendo sede de um BPM. “Saltaríamos de cerca de 50 policiais para mais de 150 homens, sem falar no efeito prático que isso causa”, disse o prefeito durante recente visita à redação de TRIBUNA DE CIANORTE.

Outras reivindicações

Entre as demandas que serão apresentadas pelos prefeitos da Amenorte aos representantes do governo Ratinho Junior estão à ainda criação da uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) em Cianorte. Hoje as 11 cidades da Amenorte são atendidas pelas seções do órgão em Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *