Agepar suspende temporariamente aumento de 9,62% na tarifa da água

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) suspendeu hoje, temporariamente, o aumento de 9,62% na tarifa de água e esgoto cobrada pela Sanepar. A decisão atende a pedido do governo do Estado.

A Agepar havia aprovado o reajuste no último dia 25. Após críticas generalizadas de deputados da bancada do governo e da oposição na Assembleia Legislativa, porém, o governo pediu à agência que o aumento fosse suspenso por causa da pandemia do Covid-19. “O requerimento será encaminhado ao órgão regulador pela Procuradoria-Geral do Estado e sustentará que o reajuste compromete ainda mais o orçamento doméstico de grande parte da população, que já convive com a queda de renda em razão dos efeitos adversos da pandemia do novo coronavírus sobre o mercado de trabalho e também por causa da calamidade hídrica”, afirmou o governo em nota.

Na decisão de hoje, os diretores da Agepar decidiram dar um prazo de cinco dias úteis para que o Executivo apresente formalmente, por escrito, os argumentos contra o aumento. Depois, a Sanepar terá mais 90 dias para apresentar seus cálculos. O governo, então, terá mais cinco dias úteis para a sua réplica. Depois disso, o processo voltará à análise da Agepar. Portanto, o aumento fica suspenso por pelo menos 100 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *