Queda de temperatura aumenta fluxo em abrigos de Cianorte

Da Redação

As baixas temperaturas e previsão de nova frente fria têm deixado a Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil de Cianorte em alerta. A preocupação é garantir um lugar adequado para receber moradores em situação de rua.

Em Cianorte, a população já conta com uma casa para acolhimento, que é o Centro de Apoio à População em Situação de Rua (Caper). A entidade oferece 43 vagas para pernoite, sendo que 18 são custeadas pela Prefeitura. Nesse local, eles recebem serviços de alimentação, banho e troca de roupas.

Atualmente, o Serviço Municipal de Abordagem Social monitora 30 pessoas nessa situação fixas na cidade. Caso esse número aumente – já que existem os ‘trecheiros’, que são aquelas pessoas que passam por Cianorte com destino a outra cidade – a Secretaria de Assistência Social elaborará uma estratégia para abrigá-los.

CAPER

A Entidade Socioassistencial, Caper, em Cianorte, atende com quase o total da sua capacidade. São 40 vagas disponíveis e podem ser procurados pelas pessoas em situação de rua. Durante o ano atendem em média 20 pessoas por dia, e no período de frio, a demanda aumenta em atendimento com alimentação e pernoite. Todo trabalho é intensificado no local.

A equipe da Abordagem Social também intensifica as abordagens. As pessoas são encaminhadas ao abrigo ou casa de passagem.A população pode contribuir com o atendimento repassando informações pelo telefone (44) 99118- 8217.

Segundo a prefeitura, aqueles que não aceitam o serviço recebem cobertores e orientações.