Mês de julho foi o mais quente nos últimos 20 anos em Cianorte

Da Redação

O cianortense tem enfrentado um inverno atípico esse ano, com pouco frio e um alto número de dias de temperatura agradável ou elevada para a época do ano. De acordo com os dados do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), Cianorte teve o julho mais quente dos últimos 20 anos, desde que iniciaram as apurações de dados na região.

A temperatura média ficou 2,8°C a mais que a media histórica. Em julho, os termômetros ficaram em 20,8 °C, para uma média histórica entorno de 18 °C.

A maior temperatura do mês, de acordo com o Simepar, foi registrada no dia 25 de julho, quando os termômetros chegaram a registrar 32°C. Nem mesmo as frentes frias que chegaram na região foram capaz de manter as temperaturas baixas.

Considerando a temperatura máxima, a média ficou em 27,8 °C, sendo que a média histórica desta variável é entorno de 25 °C. Já a média da temperatura mínima, ficou em 14,9 °C, para um período em que o esperado era entorno de 12 °C.

A mudança no clima influenciou diretamente o comércio local, que deixou de vender roupas de inverno e precisou antecipar as liquidações dos produtos direcionados a esse período.

CHUVA

Julho também foi um mês com pouco registro de chuva. Foram apenas 4,8 milímetros em 31 dias. O valor é 97% menor que a média esperada para o período, que é 97,4 milímetros.

No mesmo período do ano passado, o Simepar registou 20,04 milímetros de chuvas em Cianorte, valor 76% menor que esse ano.

PREVISÃO

De acordo com o Clima Tempo, a chuva deve voltar nesta quinta-feira, 04, com pancadas à tarde e à noite. São previstos 5 milímetros de precipitação na região.

A temperatura deve variar entre mínimas de 14°C e máximas de 31° até quinta-feira, 04. No final de semana os termômetros devem cair e a máxima não passar de 28°C.