Junho encerra com chuvas acima da média histórica em Cianorte

Da Redação

De acordo com os dados do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), Cianorte encerrou o mês de junho com 119,8 milímetros de chuva. Número 82,34% maior que a média esperada para esse período, que é 65,7 mm. Se comparado ao mesmo período do ano do ano passado, o valor é ainda maior. Foram 88,36% a mais de chuva, quando em 2021, Cianorte registrou 63,6mm.

Um levantamento do Simepar em 11 estações meteorológicas revela que junho de 2022 apresentou chuvas perto do comportamento climatológico em boa parte do Paraná. Em parte do norte a chuva ficou um pouco abaixo da média, enquanto no oeste e região central choveu acima dos valores históricos. Em Maringá e Paranavaí o déficit de chuva foi de aproximadamente 30 mm. Já em Ponta Grossa e Cascavel choveu entre 30 e 35 mm acima da média climatológica do mês. Especialmente nos primeiros dias de junho houve uma condição de bastante instabilidade, com precipitações expressivas em vários setores.

As temperaturas, em média, ficaram abaixo das normais climatológicas na maior parte do Estado. Destaque para a região oeste, onde na maior parte dos municípios fez mais frio em comparação as médias. Entre os dias 12 e 13/06 houve ocorrência de geadas em vários setores do Paraná, com temperaturas negativas no oeste, sudoeste, centro-sul, Campos Gerais e na RMC. A menor temperatura do mês ocorreu em General Carneiro, com -3,9°C no dia 12/06. Em Antonina, no litoral, fez 33,7°C no dia 23/06.