Escritores cianortenses lançam livros nesse fim de semana

Da Redação

Após o primeiro ano de atividades em Cianorte, a Academia de Letras terá o lançamento dos trabalhos de dois escritores cianortenses. Neste sábado, 04, o jornalista Lincoln Munhoz e Simone Garcia vão lançar suas primeiras obras. O evento vai acontecer às 20horas, na sede da Câmara de Vereadores.

Êxodo Urbano, Retorno às Raízes é um livro sobre o projeto agroecológico do autor Lincoln Munhoz, que após concluir seu mestrado na Espanha, resolveu desenvolver um projeto de permacultura em sua chácara, com foco na agricultura regenerativa e agrofloresta. O livro relata a experiência do autor com a permacultura urbana e apresenta possibilidades viáveis para o tratamento de esgoto através da vermicompostagem e do uso de plantas adubadeiras para enriquecer o solo. Além disso, o livro discute a importância das abelhas no processo de cura do meio ambiente e apresenta um projeto de chalés bioconstruídos que serão utilizados em uma escola de agroecologia no interior do Paraná. O livro defende a necessidade de retornarmos às nossas raízes e adotarmos práticas sustentáveis para preservar o meio ambiente e promover o bem-estar humano.

Já a obra Sim Para a Vida, mostra, com detalhes, a luta de Simone Garcia contra o Câncer.
“Eu venci essa doença não somente uma vez, mas três vezes. Nesse livro eu falo de autoestima, como superei a perda dos cabelos e principalmente como conheci Deus, pela “dor”. Não foi fácil escrever esse livro, sentir novamente toda a lembrança dolorosa, em cada palavra escrita. Acredito muito que esta obra ajudará aqueles que estão na luta contra o Câncer e também aquelas pessoas que estão na escuridão”, comenta a autora.

As reuniões com os membros da academia fizeram a diferença na elaboração dos projetos. Juntos, os acadêmicos trocam experiências e apoiam os novos escritores. “Essa é uma experiência incrível de muito aprendizado. Ser membro da Academia foi fundamental para essa publicação. Principalmente a ajuda da acadêmica, professora e escritora Ednéia Jacomini, que fez o prefácio do meu livro e o Lincoln Munhoz, nosso presidente, que é professor e escritor e me incentivou com a diagramação e outras coisas necessárias. Além deles, cada acadêmico acrescentou com seu conhecimento”, concluí Simone.

NOVOS MEMBROS

No dia 10 de março, a Academia de Letras de Cianorte irá empossar dois novos membros. A solenidade acontecerá às 20 horas, na câmara de vereadores. Os novos acadêmicos serão: Anízio Mearim Filho e Maria Dornellas Morelli.

Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição literária brasileira fundada no Rio de Janeiro, em 1897 por escritores como Machado de Assis e Ruy Barbosa. A entidade tem por objetivo o cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira. Além de ser responsável pela edição de obras de grande valor histórico e literário, e atribui diversos prêmios literários.

Entre os projetos dos acadêmicos de Cianorte para 2023, está a aproximação com as escolas do Município, para desmistificar o trabalho dos escritores.

O grupo é formado por Lincoln Munhoz, Izaura Varella, Quirino Ramos Mais, Valdecir Mariano, Cesar Kasuo, Lau Galo, Daniela Trali, Edineia Jacomini Cabeleira. Jaqueline Placido Marcon, Tania Mara Sydor, Simone Garcia e Aida Franca.