Copel registra 2,3 mil casos de furto de energia no Noroeste do PR

Da Redação

O “gato de energia elétrica” é quando há o furto de energia por meio de alterações no medidos ou outras inconsistências. Na região Noroeste, que inclui Cianorte, Umuarama, e até Ubiratã, no sentido Sul – a Companhia Paranaense de Energia (Copel) registrou 2.341 casos de furto em 2020.

Apesar de ser um número menor do que o registrado 2019, ano em que a Copel apontou 2.605 furtos, a energia recuperada foi quase 17% a mais. Em 2020, foram recuperados 12.84 Gigawatt-hora (GWh); e no ano anterior foram 10.96 GWh.

Além disso, o número de inspeções feitas no ano passado foi maior do que em 2019. De acordo com a gerente de inspeção, Flávia Martinelli, na região foram feitas  14.727 em 2020, e 12.137 no ano anterior.

De acordo com a gerente de inspeção, a Copel faz uma seleção dos alvos que podem apresentar algum tipo de inconsistência. “Fazemos essa seleção e vamos fazer a vistoria. Verificamos a entrada de serviços, conexões, cabos. E temos um equipamento específicos para confirmar alterações no medidor”, explicou Flávia.

Segundo a gerente, assim que constatada uma irregularidade é encaminhado um termo ao administrativo da Companhia que vai fazer o cálculo dos valores a serem pagos pelo autor do furto. “Vemos a fraude no medidor, fazermos o cálculo e repassamos para que o cliente pague”, esclareceu. “Ele faz o pagamento, não tem uma multa. Ele vai pagar o que de fato consumiu”, acrescentou.

Apesar de não necessariamente ser uma multa, em algumas situações é acionada a Polícia Militar, neste caso a pessoa pode até ser detida por furto ou estelionato, com pena de um a cinco anos de reclusão. “Se o cliente não permite a inspeção, acionamos a polícia. Aí ele passa a lidar com a esfera judicial. Abrimos um boletim de ocorrência, e ele pode ser preso e ainda ser multado”, concluiu Flávia.

 Paraná

Em todo o Paraná, foram identificados 10.970 casos de furto. Com as inspeções, foi possível recuperar 57,1 GWh, energia que equivale ao consumo anual de um município como Cruzeiro do Oeste, que tem uma população estimada de 20.947 habitantes.

Na comparação 2019/2020 houve um pequeno aumento de casos no Estado: de 10.849 para os 10.970 apurados ano passado.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *