Cianorte tem aumento no número de casamentos em 2022

Da Redação

Com o período pós-pandemia, os apaixonados voltaram a realizar o tão sonhado momento do “Sim”. De acordo com os dados do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), o número de casamentos no primeiro semestre de 2022 em Cianorte, apresenta aumento de 20% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A expectativa é de que os registros dobrem nos próximos meses do ano.

Segundo o Irpen, somente esse ano foram registrados 293 casamentos, em Cianorte. Durante todo o ano de 2021 foram 421, destes, 246 foram no primeiro semestre. Em 2019, ano anterior a pandemia, 547 casais oficializaram a união no município.

O cenário nas festas também mudou, principalmente após a pandemia e o aumento no custo da festa. De acordo com a proprietária da loja de vestidos de festa, Patrícia de Souza Garbelini, a intenção dos casais é economizar.

“Muitos noivos estão optando por festas em chácaras e ambientes abertos com poucos convidados. Para festas mais simples os vestidos lisos tem uma maior saída, o que costuma ser mais barato para a noiva e as madrinhas”, comenta.

Para quem ainda não agendou o local da festa, está cada vez mais difícil encontrar vaga para esse ano. “Muitos casais preferem casar fora do período de frio intenso e escolhem dezembro por conta das férias. Muitos buffets e locais estão com agenda lotada para esse ano”, completa.

RECUPERAÇÃO DO SETOR

Depois de quase dois anos de restrições e pandemia, os proprietários do setor de festa de casamentos e formaturas ainda retornam ao normal. Em 2020 os registros de matrimônios foram 35% menor do que o último ano antes da pandemia. Apesar dos noivos não esperarem para oficializar a relação, as festas e cerimônias continuaram adiadas. O que deixou a agenda ainda mais apertada para os empresários.

Durante esse período, as empresas do setor que não fecharam tiveram que se adequar, incluindo na estratégia demitir funcionários, para sobreviver num período com tanta restrição.

DIVÓRCIOS

Acompanhando os casamentos, o número de divórcios no primeiro semestre do ano apresentou aumento de 6,52%. Foram 49 entre janeiro e julho de 2022. No mesmo período do ano passado, 46 casais cianortenses encerraram o matrimonio.

Esse ano é o com maior número de divórcios, desde 2019. No ano anterior a pandemia, foram 79 pedidos de separação, 55 em 2020 e 75 em 2021.