Secretário da agricultura Norberto Ortigara entrega selo Susaf em Cianorte

Da Redação

O secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve em Cianorte, nesta quinta-feira, 21, para oficializar a adesão da cidade ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF/PR). A solenidade aconteceu estrutura da FEAPAM, no Cianorte Festival.

Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender livremente os produtos de origem animal, como os derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, em todos os municípios do Estado. Sem essa certificação, o comércio fica restrito apenas à cidade de produção. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte.

“Essa é uma oportunidade para toda região. Para que produtores possam expandir suas vendas e garantir mais rentabilidade e crescimento na sua agroindústria. Esse crescimento aumenta a economia local e consequentemente a do Estado. O Susaf é a garantia que o serviço municipal caminha bem e que os produtores podem vender em todo o Paraná”, destacou o secretário.

O Susaf-PR compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agricultura e agroindústria familiares, de produção artesanal e de agroindústria de pequeno porte. O sistema é constituído pelo conselho gestor, câmara técnica.

Sidnéia Souza da Silva é uma produtora de doces, cocadas e compotas e está se adequando para participar do selo. “Já passei pela vigilância e agora estou esperando o subsidio para construir a minha cozinha e entrar no selo, o que irá reconhecer nossos produtos que são manuais e de alta qualidade”, comentou.

O secretário municipal de Agricultura e do Abastecimento, Anízio Menarim Filho, falou sobre A 1ª edição da Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM). “Estamos superando a expectativa de agricultores presentes nas palestras. Ainda temos mais eventos para acontecer e percebemos que a feira tem sido um sucesso”, afirmou.