Mercado brasileiro de games pode crescer até às nuvens
Thiago Cesar Silva
A mais recente Pesquisa Game Brasil revelou que quase 75% das pessoas afirmam jogar regularmente, e isso não ocorre por acaso. Além dos tradicionais consoles de mesa e os portáteis, uma nova maneira de ter acesso aos games vem revolucionando a indústria: o streaming de jogos. Esse tipo de serviço, novidade para muita gente ainda, é capaz de furar a bolha do nicho e crescer para uma parcela ainda inexplorada do público, trazendo vantagens como um melhor custo-benefício para os jogadores, que não precisam mais adquirir um console para jogar.
Disponível no Brasil desde 2021, a transmissão online de jogos eletrônicos com qualidade e controles responsivos facilita o contato de todo tipo de jogador com os jogos, até os menos experientes ou familiarizados com esse universo. A tecnologia, intuitiva e de fácil acesso, permite aos usuários jogarem online, sem necessidade de download e preocupação com armazenamento, tudo direto da nuvem. Além disso, as parcerias das plataformas de streaming com os maiores players da indústria, como Xbox e a Nvidia (já disponíveis no país), colocam os melhores títulos do mercado à disposição, incluindo clássicos e grandes lançamentos.
Para as marcas, a popularização dessa nova tecnologia só tem a trazer bons resultados, uma vez que, entre os consumidores, a disponibilidade de um serviço de streaming de jogos deve se tornar um dos principais motivadores na hora de escolher um novo modelo de TV nos próximos anos. Para se ter uma ideia, já são 31,7 milhões de usuários pagantes dos serviços de games na nuvem no mundo que, juntos, gastaram cerca de 2,4 bilhões de dólares. Até 2025, a expectativa é que as métricas cresçam para 86,9 milhões de usuários pagantes, com a soma de 8,2 bilhões de dólares, segundo estimativa do instituto Newzoo em 2022.
É fundamental, portanto, que as empresas de tecnologia se posicionem e demarquem seus espaços neste território, oferecendo produtos modernos com recursos inovadores e práticos, deixando sempre claro todas as vantagens de uma plataforma simples que permite jogar a qualquer hora, mesmo sem console. Os dados mostram que estamos diante de uma tendência que só vai se expandir: uma pesquisa do Insider Intelligence com profissionais do setor de games mostra que o streaming é o formato que, provavelmente, mais crescerá até 2025 (cerca de 40%), enquanto os consoles têm uma projeção de apenas 10%. Assim como no caso dos vídeos, filmes e séries há alguns anos, os streamings de jogos são o verdadeiro futuro da indústria, e o atual momento de popularização é uma oportunidade única para as empresas que desejam se destacar ainda mais no mercado.
*Thiago Cesar Silva é Diretor de Marketing para a divisão de Consumer Electronics na Samsung Brasil, que lançou em 2022 o Samsung Gaming Hub, plataforma interativa das Smart TVs da marca que permite jogar os principais lançamentos do mercado de games diretos da nuvem, sem necessidade de um console.