As mulheres de Jesus – ainda falando do dia das mulheres

 

Necessário entender quais os costumes sociais judaicos, no tempo que Jesus viveu, a respeito das mulheres. Eram desvalorizadas, tratadas como mercadorias de troca pelos pais e criadas para com um único objetivo: conseguir um casamento e cuidar das tarefas domésticas. Nascer homem, ser varão era um motivo de grande alegria!

Não só discípulos homens seguiam Jesus, mas, também discípulas MULHERES! Foram mulheres que ajudaram Jesus durante todo o seu Ministério, acompanhando-o em suas viagens e foram testemunhas da sua crucificação. Poucas vezes são citadas nos textos bíblicos:

MARIA, filha de José e Ana, nunca abandonou seu filho Jesus desde que o trouxe à luz do mundo. Foi prometida desde a adolescência à José, bem mais velho e ela concebeu do Espírito Santo. Nada mais perfeito do que ser a mãe de Jesus. Foi a primeira mulher na vida de Jesus!

MARIA DE MAGDALA ou MARIA MADALENA foi uma mulher samaritana que se encantou com as pregações de Jesus e passou a segui-lo, depois que em contato com Ele, conseguiu expulsar sete demônios de seu corpo. Coube a ela, anunciar a Ressurreição de Jesus, quando encontrou a pedra pesada do Sepulcro já tirada.

SALOMÉ ou MARIA CLEOPHAS, mãe de Tiago e João, esposa de Zebedeu, que em documentos apócrifos seria irmã de Maria e tia de Jesus, ou talvez prima de Maria. Foi uma seguidora de Jesus e neta de Herodes, presente na o momento da crucificação, acompanhando de longe. Amparou Maria, mãe de Jesus, no doloroso momento de sua morte na Cruz.

Estas são as três MARIAS DE JESUS. Marias que ajudaram Jesus desde o início de seu Ministério, acompanhantes de suas viagens e foram testemunhas da Crucificação e do mistério do sepulcro preparado por José de Arimatéia.

JOANA OU JOANA DE CUZA, esposa de Cuza, oficial da corte de Herodes, muito pouco lembrada também foi uma das mulheres seguidoras de Jesus. Ela estava presente no momento em que o Sepulcro foi encontrado vazio, após a Ressurreição. Joana foi uma das mulheres que escutaram pessoalmente as maravilhosas palavras: “Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou.” (Lucas 24: 5,6)

SUZANA, uma das seguidoras bíblicas de Jesus que foi curada por Ele, citada no Livro de Daniel. Era casada com Joaquim, um exilado judeu na Babilônia. Era uma mulher rica e de rara beleza e teria apoiado os discípulos e Jesus em suas viagens, sendo uma das suas seguidoras.

Estas valorosas mulheres bíblicas com seus erros e acertos ajudaram a marcar a história das mulheres na humanidade, ajudaram o Cristo em todo seu Ministério, acompanhando-o em viagens e sendo testemunhas de seu Evangelho. MARIA deu à humanidade seu filho Jesus. Ficou com Ele do começo ao fim, na Cruz. Uma mulher! Foi uma mulher que deu vida ao Salvador da humanidade, foi uma mulher, VERÔNICA, que enxugou seu suor na Via Sacra, foram as mulheres que o acompanharam em seu Sepulcro e pasmem: Foram as mulheres que anunciaram a sua Ressurreição!

Izaura Varella, MULHER também.