ADI-PR

Casa Fácil
O governador Ratinho Júnior anunciou que o Estado vai investir R$ 450 milhões extras em habitação nos próximos dois anos para viabilizar a aquisição da casa própria a cerca de 30 mil famílias paranaenses. Chamada de Valor de Entrada, a nova modalidade tem o objetivo de viabilizar a aquisição da casa própria para famílias com renda de até três salários mínimos nacionais. “É o maior programa habitacional feito por um estado nesse momento. Estamos gerando dignidade e garantindo a contratação de milhares de empregos em toda a cadeia da construção civil”, afirmou o governador Ratinho Junior.

Desembargador
Cláudio Smirne Diniz é o novo desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). A vaga é referente à aposentadoria do desembargador Clayton Coutinho de Camargo. Promotor do Ministério Público do Paraná desde 1997, Diniz é graduado em economia pela PUC-SP e especialista nas áreas de Direito Constitucional e Direito Administrativo.

Para se viver
Conhecida por suas oportunidades e pela qualidade de vida, Maringá despontou novamente em 2021, como a melhor cidade para se viver do Brasil. A constatação é da consultoria Macroplan, que se baseou no Índice dos Desafios da Gestão Municipal. “Os maringaenses têm muitos motivos para se orgulhar da cidade onde vivem”, comenta o prefeito Ulisses Maia.

Eleições 2022
Segundo informações do Blog do Tupan, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, vem sendo aconselhado por assessores a disputar a eleição de 2022 para deputado estadual ou para federal. Pimentel por enquanto está ouvindo apenas as dicas, afinal ele pode ser prefeito caso Greca dispute a cadeira do Senado Federal ou consiga emplacar o nome para ser vice de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

Piso salarial
O deputado estadual Luiz Fernando Guerra apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná, o Projeto de Lei  que prevê a adoção do piso ético indicado e aprovado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PR) como piso salarial regional aos profissionais de enfermagem que atuam no Estado. O objetivo é reconhecer e valorizar a atuação destes trabalhadores do sistema de saúde. Atualmente são 115.643 profissionais atuando no Paraná, segundo dados do Coren/PR.

Bom desempenho
Os cursos de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nos campi de Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, receberam a nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Além dessa notícia, o curso de Direito da Unioeste está entre os dez mais bem avaliados no exame nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná, isso revela que o curso de Direito da Unioeste está entre os melhores do País e os dez mais bem cotados do Estado.

Suspensa                                                                                                                                                                        
Seguindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) , A Secretaria de Estado da Saúde orienta aos municípios que suspendam temporariamente a vacinação da AstraZeneca/Fiocruz para as gestantes. A Secretaria também orientou os municípios a monitorar as gestantes que já foram vacinadas.

Audiência Pública
A OAB Nacional  promoverá a Audiência Pública que debaterá alternativas para recuperação de micro e pequenas empresas. O debate acontecerá no dia 17 de maio, a partir das 14h, e será transmitido pelo canal da OAB Nacional no YouTube.A audiência pública será dividida por três painéis que irão abordar o atual sistema e suas deficiências; apresentará o PLP 33/2020 em linhas gerais com destaque para falência e liquidação; e profissionais e redes de apoio ao projeto.

Projeto da UFPR
Pesquisadores da UFPR Câmpus Ponta Grossa e Curitiba fazem parte de um projeto que está desenvolvendo um pack de baterias de íons de lítio com sistema de controle (BMS) para mobilidade elétrica de veículos urbanos de pequeno porte e que seja 100% nacional e com preço acessível. O projeto faz parte do Programa Rota 2030, criado pelo Governo Federal, com o objetivo de elaborar uma política industrial de longo prazo para o setor automotivo e de autopeças.

Alta
 A produção industrial do Paraná, em março, teve alta de 12,3% na comparação com o mesmo mês de 2020. No Brasil, a elevação da atividade chegou a 10,5% no mesmo período. Os destaques no estado foram o setor de madeira, alta de 58,9%, seguido por móveis (38,3%), produtos minerais não-metálicos (35,5%), fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (31,5%), e produtos químicos, alta de 28,5%.

Startups
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera que o novo marco legal das startups colaborará para o aumento dos negócios e para a atração de investimentos na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil.  O novo marco legal estabelece critérios objetivos, como receita bruta de até R$ 16 milhões por ano e até 10 anos de criação para a empresa se enquadrar como startup. Prevê também processos mais simples para abertura e fechamento de negócios, além de facilidades nas compras públicas e benefícios regulatórios.

Empresas abertas
O saldo de empresas constituídas no Paraná no primeiro quadrimestre deste ano foi 20,05% superior ao mesmo período de 2020. Considerando apenas as empresas abertas, o percentual comparativo sobe para 27,46%. O relatório foi divulgado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *