ADI-PR

Nossa Gente
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) ressaltou a oficialização do programa Nossa Gente Paraná, que substitui o Família Paranaense. Segundo ele, trata-se de um dos maiores programas de assistência social do Brasil, destinado ao atendimento e promoção de famílias e indivíduos por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais, que encontrou forte apoio na Assembleia Legislativa.

Nossa Gente II
O Nossa Gente objetiva o combate à miséria e à fome, com ações integradas em áreas de habitação, saúde, segurança alimentar e nutricional, assistência social, segurança pública, agricultura e abastecimento, trabalho, educação, ciência e tecnologia, esporte e lazer, cultura e infraestrutura, além de garantir  preservação ambiental e respeito aos direitos humanos.

Sinal Vermelho
A proposta que institui no estado o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, avançou na Assembleia Legislativa do Paraná. De acordo com o projeto, o código constitui na forma de pedido de socorro e ajuda pelo qual a vítima pode dizer “sinal vermelho” ou sinalizar expondo a mão com uma marca no centro, na forma de “X”, se possível na cor vermelha, mostrando a mão aberta para clara comunicação.

Contra gripe
A secretaria estadual da Saúde iniciou nesta terça-feira (11) a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta etapa, que deve seguir até 8 de junho, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e professores da rede pública e privada. Cerca de 1.949.851 paranaenses se enquadram nestes grupos.

Presença obrigatória
O Projeto Lei apresentado pelo deputado federal Aliel Machado (PSB), que garante maior participação feminina no esporte é aprovado pela Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. O PL torna obrigatório a presença mínima de 30% de mulheres nos cargos de direção nas entidades esportivas beneficiadas por incentivos do governo. A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pelas comissões do Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. “É inegável que o universo esportivo é historicamente dominado pelos homens, tendo sido, inclusive, vedado a participação de mulheres”, disse o parlamentar.

Revitalização
O secretário de infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, anunciou a revitalização do campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Estive ontem na UEPG, uma das mais importantes universidades do país, entregando com o reitor Miguel Sanches Neto a revitalização do campus. Há décadas ele foi construído e precisava destas obras. Através de uma boa parceria  e de uma ótima gestão na instituição alcançamos o objetivo para a comunidade acadêmica. Em breve estaremos entregando o novo bloco de Engenharia de Materiais e um novo Centro de Eventos”, disse.

45 anos
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) completou nesta terça-feira (11) 45 anos de reconhecimento, concedido por meio do Decreto Federal  de 11 de maio de 1976.  A partir do reconhecimento, a UEM começou a trilhar o longo caminho para ser o que é hoje: universidade pública, gratuita, de qualidade e a sexta melhor universidade estadual do Brasil.

Infraestrutura
A deputada federal, Luísa Canziani (PTB), incluiu no orçamento da União recursos para realização do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental para realização de várias obras viárias que vão melhorar a mobilidade e a segurança da população de Rolândia. “O nosso objetivo é construir no município a transposição da linha férrea, além de outras intervenções para desafogar o trânsito e fazer a interligação entre os bairros.

Pfizer
A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) anunciou que irá encaminhar doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer para os municípios de Cascavel, Londrina e Maringá. As vacinas chegaram em Curitiba na segunda-feira (10) e se encontram armazenadas no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná), em freezers de ultrabaixa temperatura (-80ºC).

Mobilidade rural
Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que cria uma política para assegurar a mobilidade no meio rural por meio de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção e o turismo rural. Pela proposta a Política Nacional de Mobilidade Rural e Apoio à Produção – Estradas da Produção Brasileira – envolverá desde o diagnóstico até a construção, restauração e conservação de estradas, acostamentos e pontes.

3 milhões
O Paraná atingiu a marca de 3 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas. O vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde, mostrava na manhã desta terça-feira, 11, que o Paraná já tinha aplicado 3.005.815 doses. Ao todo,  são 1.944.974 pessoas vacinadas com a primeira dose e 1.060.841 paranaenses que já completaram o ciclo vacinal.

Em alta
Os indicadores da pandemia de Covid-19 em Curitiba nos primeiros 10 dias de maio dão poucas esperanças a quem gostaria de ver a cidade de volta à bandeira amarela. A Secretaria Municipal de Saúde deve anunciar nesta quarta-feira (12) a continuidade do município na bandeira laranja, em vigor desde o dia 3 de abril deste ano. Dados do Painel Covid de Curitiba mostram que a média móvel de casos confirmados na cidade está em tendência de alta de 22,8%, com 640 confirmações por dia na média dos últimos 14 dias.

Otimismo
Em debate, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e representantes do setor hoteleiro demonstraram otimismo com a retomada turística no pós-pandemia. O ministro afirmou que o turismo de natureza será supervalorizado a partir de agora devido à covid-19.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *