Vacina contra Covid-19: 13ª Regional vai receber 1.240 doses

Da Redação com G1

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 foram enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados nesta segunda-feira, 18. No Paraná, a primeira remessa tem 265,6 mil doses da vacina CoronaVac, segundo o ministério. Destas, 1.240 devem ser direcionadas à 13ª Regional de Saúde nesta terça-feira, 19.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), como a vacina da CoronaVac é aplicada em duas doses, apenas 132 mil vacinas serão distribuídas inicialmente para as regionais de saúde para que sejam feitas as aplicações da primeira doses.

As outras 132 mil vacinas ficarão estocadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) devido às melhores condições para preservação das vacinas no local. Perto do dia da aplicação da segunda dose, conforme a secretaria, o estoque será distribuído para as regionais de saúde.

Cada regional será responsável pela distribuição das vacinas nos municípios da região.

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em reunião com os governadores, adiantou o início da vacinação nos estados para ontem.

Após a reunião, o governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou que a campanha de vacinação estava aberta no estado. A previsão é que a primeira dose seja aplicada em Curitiba, nesta segunda.

13ª Regional de Saúde

De acordo com a chefe da 13ª Regional de Saúde, Adriana Guimarães, as 1.240  doses devem chegar em Cianorte nesta terça-feira, 19. E a vacinação deve começar na quarta, 20. “No máximo até quarta começa a vacinação. Mas também dependemos do transporte aéreo”, explicou.

Conforme Adriana, a vacinação será escalonada. “Primeiro serão vacinados os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente, o atendimento exclusivo ao Covid-19, equipe do Yoshito Mori, Samu. Os que tratam diretamente as pessoas”, disse. “As primeiras vacinas serão dos profissionais que vão vacinar os demais”, acrescentou.

A orientação da Regional é que os municípios apliquem as vacinas nas próprias salas de vacinação, ou seja, para que aproveitem as estruturas da Saúde.

Ainda não foi definido o número vacinas e profissionais que serão vacinados em cada município da região.

Nas redes sociais da prefeitura, o prefeito, Marco Franzato, disse que está animado e confiante com a vacinação na região. “Estamos muito confiantes que a partir de quarta-feira a gente comece a vacinar em Cianorte e toda nossa região. Está tudo preparado e organizado”, disse o prefeito.

Franzato ainda agradeceu ao governador Ratinho Junior e o secretário de saúde do Estado Beto Preto pelo apoio.

“Essa fase vai passar. Vamos continuar usando máscaras, saindo com todo cuidado, mas em breve que tudo isso vai passar”, finalizou o prefeito.

Conheça as fases da vacinação

Primeira fase: trabalhadores da saúde; idosos a partir dos 75 anos de idade; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas; população indígena;

Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase: pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.