Sindicatos recuam e decidem manter comércio aberto na terça de carnaval

Assessoria PMC

Os sindicatos que representam os trabalhadores do comércio e os lojistas voltaram atrás na decisão tomada na semana passada e decidiram abrir normalmente seus negócios na terça-feira, 16, de Carnaval. A decisão aconteceu durante uma reunião entre o prefeito Marco Franzato, e representantes sindicais da categoria e da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Acid). O encontro aconteceu, na manhã desta segunda-feira (08), na sede da prefeitura.

A orientação segue os decretos dos governos do Município e do Estado, que abandonaram o ponto facultativo neste ano. “Após o pedido do prefeito Marco Franzato, entramos em negociação com a categoria, sendo então definida a abertura das lojas, seguindo o que os grandes centros já definiram. Os lojistas precisam desse dia de trabalho, considerando o ano difícil que foi 2020”, afirmou o presidente da Acic, Nivaldo Rodrigues de Souza.

A secretária municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo, Larissa Meneguello Biggi Polli, afirmou que a medida é para auxiliar os empresários nesta retomada econômica, conseguindo assim negociar a permissão para que as empresas do comércio da cidade funcionem normalmente nesta data. “Esperamos que a medida contribua para o aumento das vendas e dê a todos o fôlego necessário para o setor voltar a crescer”, concluiu a secretária.

“Está todo mundo na mesma onda de abrir, trabalho normal. Com a situação vivida em todo o país, o carnaval está cancelado. Mas com a decisão, os trabalhadores não serão prejudicados, e em comum acordo, os representantes da categoria decidiram que, em até 30 dias, cada empresa dará um dia de folga a seus colaboradores. O Brasil inteiro, de uma maneira geral, vai trabalhar e, por consequência, não há motivo para fechar. O ano passado foi bastante sacrificado e o comércio precisa muito desse dia”, explicou o prefeito Marco Franzato.

A decisão foi tomada menos de uma semana depois da própria Avic ter divulgado uma nota oficial em suas redes sociais afirmando que a entidade respeitaria a convenção coletiva que define os horários e datas de funcionamento do comércio para o ano, em apoio ao referendado pelos sindicatos dos Empregados do Comércio de Cianorte (Sindecc) e dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cianorte (Sincovarte).

Também participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Wilson Pedrão; os representantes da ACIC, Rene Martins Terra, Hércio Correia de Oliveira e Silvana Aparecida de Souza; o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Cianorte (SIDECC), Antonio Pronto, acompanhado pelo advogado, Dr. Rodrigo Dega;  e o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Cianorte, Sérgio Antônio Urbano.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *