São Tomé tem crescimento populacional de 7,5% em uma década, aponta estimativa

O população de São Tomé, distante pouco mais de 12 quilômetros de Cianorte, aumentou em 10 anos, 7,5% se comparado o último Censo Demográfico do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 com a estimativa populacional divulgada na quinta-feira, 27. Há exatamente uma década a população de São Tomé era de 5.349 habitantes e conforme o órgão, hoje são 5.750 moradores.

Apesar de ficar abaixo dos dois dígitos, o crescimento populacional da cidade acompanha os índices de municípios entre dois mil e 10 mil habitantes no Paraná, que variaram entre 1% e 10%. Na região apenas quatro cidades tiveram crescimento acima dos dois dígitos: Cianorte (19,8%), Cidade Gaúcha (15,6%), Tapejara (11,9%) e Japurá (11,1%).

Mesmo assim, a média do crescimento populacional de São Tomé em uma década ficou bem abaixo do índice regional. A média entre os 11 municípios que compõem a microrregião de Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte) ficou em 13,7%, índice catapultado principalmente pelo desempenho apresentado pelo polo Cianorte. O resultado de São Tomé também é inferior à media estadual que, em 10 anos, teve crescimento médio de 10,3%.

Se comparado com 2019, conforme estatísticas da estimativa daquele ano, o crescimento da população de São Tomé de 0,5%.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *