Prefeitura inaugura centro de convivência

Mais uma demonstração de respeito e carinho para com a população cianortense. Assim foi, com a inauguração do Centro de Convivência Criando Laços, na manhã de quinta-feira, 22, em Cianorte. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais.

Diante da situação de emergência decorrente do coronavírus (COVID-19), foram implantadas novas formas de atendimento para que os grupos atendidos não ficassem desprotegidos. Para isso, os acompanhamentos são realizados de forma remota, por meio de grupos criados pelo aplicativo Whatsapp, contato telefônico, entrega de kits temáticos de datas comemorativas, como a festa Julina Delivery, Dia dos Avós, Dia das Crianças e Outubro Rosa.

“As oficinas e as atividades são estratégias criadas para potencializar e qualificar as ações dos grupos, promovendo a convivência, as conversações e os fazeres, por meio dos quais, os vínculos entre os usuários e os profissionais são construídos. Temos o intuito de minimizar o cenário muitas vezes opressor, vivenciado em razão do isolamento social, e proporcionar um momento prazeroso no ambiente familiar”, pontuou a secretária da pasta, Marlene Bataglia.

A unidade atende 33 crianças e adolescentes e 42 adultos e idosos com oficinas, palestras, confraternizações eventuais, que são estratégias para tornar os encontros dos grupos atrativos e, com isso, dialogar com as temáticas abordadas junto aos usuários.

De acordo com o prefeito, Claudemir Bongiorno, com essas ações, a administração quer garantir a segurança da acolhida e do convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários. “Em razão do isolamento social, muitas pessoas começaram a sofrer com a falta de atividade, o desânimo, a preocupação e até com a depressão. Esses grupos participam de atividades que tem como objetivo amenizar esse sofrimento, e trazer um pouco de alegria nas pessoas. Procuramos beneficiar todos os bairros e os distritos com iniciativas pontuais buscando o bem comum”, ressaltou o prefeito.

Também estiveram presentes na solenidade a chefe da 13ª Regional de Saúde, Lucélia Guimarães Gelfei; a coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Zélia Ferreira Pietraroia; a coordenadora do CRAS I, Cíntia de Souza Adelino; a coordenadora da Proteção Social Especial, Milene de Almeida Romagnoli; a coordenadora do SUAS, Renata Francielle Moreira Peruci Ecks; além de secretários, coordenadores, chefes de divisão e demais servidores municipais.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.