Marcão vence em 132 das 133 urnas

O prefeito eleito de Cianorte, Marco Franzato (PSD) não obteve apenas a maior votação da história numa eleição para prefeito desde 1992 como também conseguiu uma marca difícil ser atingida por outro político. O pessedista venceu a disputa em 132 das 133 seções eleitorais de Cianorte e na maioria delas registrando a proporção de três votos por 1 contra os outros candidatos ao cargo.

No domingo, 15, Franzato foi eleito com 26.007 votos (63, 11%). Seu maior adversário, o candidato do PP Eliab Vieira, que concorria ao cargo com o apoio do grupo político de atual prefeito Claudemir Bongiorno (PROS) e do deputado estadual Jonas Guimarães (PSB) conseguiu 9.093 votos, pouco mais de 20% do total.

No entanto, a diferença de votos fica evidente quando analisado os mapas das seções eleitorais, o quê explica o sucesso de Marco Franzato nesta eleição. O empresário, além de vencer em quase todas as seções, chegou a fazer 67% do total de votos em uma única urna, como foi o caso da seção 14, que teve 433 comparecimentos. Naquela urna o candidato do PSD fez 290 votos enquanto Eliab apenas 72. Franzato só não conseguiu sucesso na seção 74, onde ele foi superado por Eliab por 100 votos a 90.

Diferença parecida também foi registrada na seção 129, onde Marco Franzato conseguiu 292 dos 437 votos computados. Eliab chegou apenas aos 76 registros. Porém, a maior diferença entre os dois candidatos foi registrada na seção 178, onde o pessedista fez seis vezes mais votos que o pepista e ex-secretário de Administração. Foram 208 votos contra 34, num total de 288 votantes naquela urna.

Fake news

Nesta quarta-feira, 18, a coordenação da campanha do prefeito eleito Marco Franzato informou que uma lista com supostos nomes de uma possível composição para o seu secretariado não passa de fake news. A lista estaria circulando em grupos de aplicativos de mensagens e redes sociais com nomes de apoiadores e simpatizantes da campanha do fundador do Grupo Morena Rosa.

De acordo com o presidente do diretório municipal do PSD, advogado João Liberatti, os nomes que vão compor a equipe do novo prefeito ainda estão sendo escolhidos e discutidos. Segundo o jurista, o critério adotado por Franzato para escolher seus assessores diretos é a competência técnica reconhecida, estatura e exatoria moral. Mesmo diante dos rumores, Franzato adiantou apenas o nome do coronel reformado da Polícia Militar do Paraná, Elias Ariel de Souza, que foi uma dos coordenadores da sua campanha, e deve ser confirmado como secretário da futura secretaria de Defesa e Ordem Social.

No entanto, o prefeito eleito revelou com exclusividade à TRIBUNA DE CIANORTE que já iniciou a formação de uma equipe de confiança que ficará responsável por conduzir a transição administrativa. Essa equipe deve iniciar um diálogo com o prefeito Claudemir Bongiorno e seus secretários mais próximos para ir se habituando à situação da máquina administrativa.

Os nomes que vão compor os cargos de secretário, diretores de departamento e assessores mais próximos de Franzato devem ser divulgados somente na segunda quinzena de dezembro, depois da diplomação do prefeito eleito.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.