Mais de 100 mil peixes são soltos no Rio Ivaí em Japurá

Da Redação

Mais de 100 mil peixes juvenis da espécie Piau, Pacu e Dourado foram soltos no Rio Ivaí, em Japurá, na tarde desta sexta-feira, 06. A soltura contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e presença do deputado estadual Marcio Nunes e prefeitos da região.

Durante o evento ainda houve o plantio de dezenas de mudas de árvores nativas, com o objetivo de reflorestar ás margens do rio. O evento aconteceu na balsa de Japurá, na PR 498.

A soltura de espécies nativas é executada através do projeto Rio Vivo, da Superintendência Geral de Pesca e Bacias Hidrográficas, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O objetivo é proteger a fauna silvestre e o ambiente natural contra espécies invasoras.

Pelo Rio Vivo, o Governo do Estado adquiriu mais de 2,6 milhões de peixes nativos. Até o final deste ano, cerca de 615 mil devem ser soltos nas Bacias Hidrográficas do Paraná.

“Esse é um trabalho muitos sério. Antes da soltura é feito um estudo de espécies possíveis e quantidade adequada. Além de ser um trabalho de educação ambiental e estimulo a pesca e solta com reflorestamento e respeito ao meio ambiente”, comenta o deputado Marcio Nunes.

Com a soltura de 50 mil peixes nativos em Japurá e Mariluz, nesta sexta-feira e sábado, 06 e 07, o Paraná atinge a marca de 2 milhões de peixes inseridos nas Bacias Hidrográficas desde a regulamentação da atividade, em abril do ano passado, com a Resolução Sedest nº 010/2021. Ela define normas para estocagem e repovoamento de peixes.

“É uma ação que não acontecia há muitos anos no município. E estamos contentes com essa ação tão importante para fomentar o nosso comércio e turismo. Além disso, os visitantes podem aprovar o recape da PR-498, que leva até a balsa, que foi finalizado a poucos dias. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de Japurá”, comenta a prefeita Adriana Polizer.