Cianorte entra na nova etapa do Asfalto Novo, Vida Nova
O Governo do Estado ampliou o programa Asfalto Novo, para atender municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, beneficiando mais 14 cidades paranaenses. A nova etapa foi anunciada na segunda-feira, 2, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O investimento adicional de R$ 580 milhões vai permitir a pavimentação de 426 quilômetros de vias urbanas, com impacto direto na qualidade de vida de cerca de 1,3 milhão de pessoas. Cianorte está entre os municípios contemplados com a ampliação do programa, além de Cambé, Campo Mourão, Castro, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Irati, Paranavaí, Pato Branco, Piraquara, Rolândia, Sarandi, Telêmaco Borba e União da Vitória.
A iniciativa prevê obras de infraestrutura urbana em áreas que ainda não têm pavimento ou que precisam de recuperação. O objetivo é melhorar a mobilidade e as condições sanitárias das regiões atendidas.
Durante o evento, Ratinho Junior disse que o Asfalto Novo Vida Nova, que é coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), é “o maior programa de pavimentação urbana da América do Sul, com obras que impactam diretamente na qualidade de vida da população paranaense.” “Com essa nova etapa, vamos chegar a pavimentar 100% das vias urbanas de 377 cidades do Estado, retirando a poeira e a lama da casas das pessoas”, afirmou.
O governador também destacou que o programa envolve a melhoria integral das condições de urbanização e, por consequência, a mobilidade das cidades. “Esse projeto não contempla apenas os asfalto, mas a instalação de galerias de águas pluviais para conservação do solo e de calçadas com acessibilidade para dar segurança aos pedestres, as pessoas com deficiência, os idosos e as mães que andam com crianças pequenas”, acrescentou.
Outro reflexo direto do Asfalto Novo Vida Nova já sentido nos municípios é a geração de empregos por meio da indústria da construção civil, fato lembrado pelo secretário estadual das Cidades, Guto Silva. “Esse é o um programa que atua como um importante vetor de empregos devido aos altos investimentos envolvidos, e cujas melhorias nas condições estruturais das cidades tem ajudado a reverter o fluxo migratório das metrópoles para as pequenas e médias cidades do Paraná, conforme já comprovado no último Censo”, pontuou.
Os projetos foram elaborados a partir de um diagnóstico atualizado sobre as carências de pavimentação na malha urbana apresentado pelas prefeituras, o que permitiu que a equipe técnica da Secid dimensionasse o total de quilômetros a serem asfaltados em cada localidade, chegando ao cálculo de 426 novos quilômetros de pavimentos.
Desde o lançamento do Asfalto Novo, Vida Nova, o programa já abrangia outros 363 municípios com menos de 50 mil habitantes, também de acordo com dados do Censo 2010. Entre obras concluídas, em andamento ou convênios firmados, estas localidades já receberam aproximadamente R$ 1,6 bilhão em repasses diretos do tesouro estadual no âmbito do programa.
Para participar do programa, os municípios devem manter o Plano Diretor atualizado, apresentar o mapa de pavimentação das vias urbanas, além de entregar os projetos de engenharia prontos para licitação em até seis meses após a adesão ao programa.
O programa prevê o plantio de mudas nativas em áreas urbanas como forma de compensação ambiental, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade. Também é necessário ser signatário do Programa Paraná Mais Verde e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.