Cianorte amplia faixa etária para vacinação contra HPV

A Secretaria de Saúde de Cianorte iniciou uma campanha voltada à imunização contra o HPV (Papilomavírus Humano) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina. A iniciativa tem prazo definido e segue até 16 de junho. Estima-se que cerca de mil pessoas nessa faixa etária no município ainda não foram vacinadas.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a ampliação temporária da faixa etária permite que jovens que perderam o período regular de vacinação possam receber a dose dentro do prazo. A recomendação é para que todos procurem a unidade básica de saúde mais próxima.

A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem eficácia comprovada na prevenção de cânceres relacionados ao HPV, como os de colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e vulva.

Em Cianorte, a Unidade Básica de Saúde Cianortinho mantém horário estendido às terças e quintas-feiras, com atendimento até as 20h, a fim de ampliar o acesso à imunização.

Além dos adolescentes de 9 a 14 anos, que seguem com dose única, também têm direito à vacina grupos específicos entre 9 e 45 anos: pessoas que vivem com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual que ainda não foram imunizadas, pessoas com papilomatose respiratória recorrente e usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

A vacinação é um direito previsto nas políticas públicas de saúde e faz parte das ações de prevenção garantidas pelo SUS.