CAPSECI apresenta estudo de impacto atuarial na Câmara de Cianorte

Da Redação com Assessoria

Representantes dos poderes Legislativo e Executivo e servidores municipais estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira, 04, no plenário da Câmara de Vereadores de Cianorte, para assistir a apresentação do estudo de impacto atuarial realizado por empresa terceirizada contratada pela Caixa de Aposentadorias e Pensões do Servidores Municipais de Cianorte (CAPSECI), tomando como base o ano fiscal de 2021 e a previsão para 2022 e anos subsequentes.

O atuário Luiz Claudio Kogut apresentou a análise de impacto do cálculo atuarial, conforme a previsão para o ano de 2022. Esse cálculo é essencial para direcionar os caminhos a serem tomados visando a futura reforma previdenciária, a fim de liquidar o déficit financeiro da previdência de Cianorte. Foram apresentadas oito propostas de simulação de equacionamento. Atualmente, o Município possui 1.982 servidores ativos e 748 beneficiários com uma folha mensal média de R$ 8,2 milhões.

Diante do cenário apresentado, com as condições atuais de contribuições, taxa de juros, remunerações e demais elementos financeiros que compõem o cálculo atuarial, há previsão de o déficit previdenciário fechar o ano de 2022 em R$ 369 milhões e o acréscimo de 134 novos beneficiários aposentados.

O atuário Kogut se colocou à disposição para auxiliar os Poderes e a CAPSECI a encontrar alternativas e atualização de dados, conforme sejam propostas emendas, sugestões e outras alterações ao projeto de reforma previdenciária.