Bongiorno fala sobre 12 novos leitos na UPA e outras medidas

Devido ao aumento dos casos de coronavírus e o número de pessoas nas unidades de internação da Covid-19 na Fundhospar, antiga Santa Casa, o prefeito de Cianorte Claudemir Bongiorno anunciou a criação de mais 12 leitos, a partir desta segunda-feira, 22, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os leitos ficarão em uma ala destinada apenas para os casos da doença. Além disso, a partir de novo decreto, a administração informa novos horários de funcionamento de mercado e toque de recolher.

Conforme o prefeito, na última terça-feira, 16, a enfermaria destinada aos casos de Covid-19 teve todos os 12 leitos ocupados, além de três leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da mesma ala, também ocupados. De acordo com o administrador, a solução para aumentar o atendimento aos possíveis contaminados foi separar uma ala na UPA, com mais 12 leitos disponíveis, para atender pessoas com sintomas respiratórios, a partir de segunda-feira. “E se possível, teríamos também mais dois leitos de UTI na UPA”, afirmou.

Bongiorno ainda afirmou que os pacientes que vão a UPA podem ficar tranquilo com relação aos demais atendimentos. “Teremos uma equipe só para atender pessoas com suspeitas e essa equipe terá contato apenas com os profissionais que estão no Centro Yoshito Mori”, esclareceu o prefeito. “Tudo foi isolado e bem pensado”, acrescentou.

O prefeito ainda pediu para que as pessoas que estão afastadas, seja pela prefeitura, hospitais ou empresas, que fiquem em casa. “Continuem afastados, fiquem em casa de quarentena. A partir de segunda-feira, a equipe vai verificar e se vocês não estiver em casa e sim na rua colocando a vida das pessoas em riscos a lei será aplicada”, afirmou.

Novos horários

Para tentar conter a contaminação do vírus, a administração estabeleceu novas mudanças de horários que terão início a partir deste sábado, 20.

O toque de recolher será às 22 horas. Os comércios noturnos poderão funcionar até às 22 horas, com exceção dos serviços essenciais e delivery – que pode entregas até as 23h30.

Com relação aos supermercados, o prefeito afirmou que é visível que os proprietários estão relaxando com as medias obrigatórias. Portanto, o horário de fechamento dos estabelecimentos foi alterado para as 20 horas.

Além disso, aos domingos, como forma de evitar aglomerações de pessoas, o município deve fechar todas as atividades, com exceção dos serviços essenciais, às 15 horas. “Depois desse horário, a cidade deve ficar em silêncio, ou seja, não queremos ver ninguém na rua”, esclareceu o prefeito.

O decreto pode ser alterado a qualquer momento.

De acordo com o prefeito, as medidas de fiscalização serão mais firmes.

Coronavírus

A Prefeitura de Cianorte ainda confirmou quatro novos casos de coronavírus na tarde desta sexta-feira, 19. Tratam-se de um menino de 11 anos e duas mulheres, de 22 e 39 anos, que tiveram contato com casos confirmados anteriormente. E uma mulher de 38 anos, profissional da saúde, que se contaminou no trabalho.

Todos estão em isolamento domiciliar.

O município conta agora com 261 confirmações, dentre elas 226 estão recuperadas, 25 estão em isolamento e cinco internadas.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *