Abertura de MEIs cresce 74% em 2020

Da Redação

Em todo o ano de 2020, foram abertos 370 Microempreendedor Individual (MEIs), número 74% maior do que o registrado em todo o ano de 2019, quando foram abertos 213. De acordo com a secretária municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo, Larissa Meneguello Biggi Polli, o aumento expressivo da abertura de MEIs se deve principalmente pela pandemia.

“Acabou o auxílio emergencial, muitas pessoas estavam desempregas, então precisaram se formalizar, procurar outra fonte de renda. E o MEI é a forma mais facilitada. É gratuito e a pessoa ainda recebe too o suporte aqui na Casa do Empreendedor”, afirmou Larissa.

Em janeiro de 2019, a Casa do Empreendedor abriu apenas cinco MEIs. Em 2020, o número aumentou mais de sete vezes, chegando a 37. Em janeiro de 2021, foram 44 MEIS abertos. “Acredito que em fevereiro vai ter mais ainda”, disse o coordenador da Casa, Wellington Silva Canela. As principais empresas abertas são do ramo da confecção.

O coordenador ainda alertou sobre fraudes que algumas pessoas caíram ao tentar abrir um MEI pela internet. “Uma pessoa compareceu na Casa e disse que entrou em uma plataforma para abrir um MEI e disse que foi cobrado R$ 270. Ele chagou aqui com uma senha e um número, e nós orientamos. Reforçamos que o MEI é gratuito”, disse.

Segundo Canela, a Casa o orientou a abrir um boletim de ocorrência e entrar em contato com a operadora do cartão. Além disso, o coordenador reforçou que o estabelecimento está sempre à disposição da população. “Tem muita gente que não sabe como agir, perguntam o valor para abrir e nós esclarecemos. De 10 pessoas que vêm até a casa, acredito que quatro não sabem como proceder”, finalizou.

A partir de abril, a Casa do Empreendedor vai dar início a alguns cursos de auxílio para MEIs, como de gestão financeira, sobre licitação, entre outros.

 WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.