MEC anuncia edital de Itaipu para instalação de placas fotovoltaicas em todas as universidades públicas do Paraná
A Itaipu Binacional vai lançar um edital para instalação de placas fotovoltaicas em todas as universidades públicas do Paraná. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na manhã desta terça-feira (10), em Foz do Iguaçu (PR), durante uma solenidade de apresentação das iniciativas do Governo Federal em parceria com a Itaipu voltadas para o ensino superior do Paraná.
A estimativa é de que cerca de 240 mil pessoas sejam beneficiadas com a instalação das placas. Poderão ser contemplados 118 campi de 17 instituições de ensino, entre universidades federais, estaduais e unidades da Rede Federal de Ensino. O objetivo principal é a redução dos custos com energia elétrica nos campi universitários.
“Queremos parabenizar a Itaipu pela idealização desse projeto após conversar com reitores e reitoras que pediam por isso. O benefício vai influenciar no orçamento e no custeio das universidades, significando uma grande economia para as instituições. Foi feito um levantamento, pela equipe da Itaipu, do consumo elétrico de cada universidade e uma previsão de gastos com energia elétrica”, considerou Camilo Santana.
O edital deve ser lançado até o fim do ano para, em 2026, iniciarem os contratos de serviço, que serão geridos pela Caixa Econômica Federal. A medida integra o Programa Itaipu Mais que Energia.
“Essas ações e investimentos na nossa universidade, nos nossos institutos federais, nas nossas instituições de ensino superior, mostra o papel da presença forte da Itaipu na questão educacional, no investimento em ciência, em tecnologia, em pesquisa, no avanço tecnológico e mostra a presença do Governo Federal fortemente aqui no Paraná”, complementou o ministro.
Participaram da solenidade, além de Camilo Santana, os diretores da Itaipu Enio Verri (Geral-Brasileiro), Carlos Carboni (Coordenação), Iggor Gomes Rocha (Administrativo) e Luiz Fernando Delazari (Jurídico), além de representantes de universidades, deputados e estudantes.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, destacou que toda instituição pública de ensino superior poderá ter uma usina fotovoltaica, desde que siga as diretrizes do edital. “Isso vai reduzir o custo dessas universidades, permitindo que elas façam aportes em outras áreas da educação. São investimentos ligados à missão de Itaipu, que é a inovação tecnológica e contribuir para o desenvolvimento de todo o nosso território”, afirmou.
A solenidade também marcou a parceria de Itaipu com o MEC na construção do novo campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); de uma nova unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Maringá; da ampliação do campus de Medianeira da UTFPR, entre outras ações.
Campus da Unila
Durante a cerimônia foi lançada a pedra fundamental do novo campus da Unila, a ser construído em área cedida por Itaipu, com previsão de entrega para início de 2027. Também foi assinado um documento simbólico marcando a aquisição do Jardim Universitário, doado pela Itaipu à Unila.
Segundo Gisele Ricobom, da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, “Especialmente com a Unila, Itaipu está presente desde o início, a sua implantação, a doação do terreno, o apoio ao projeto arquitetônico e a possibilidade de ela realmente vir a ser instalada aqui. Então, a parceria vem desde a origem. Itaipu está no DNA da Unila”.
Criada em 2007, no segundo mandato do presidente Lula, a Unila é símbolo da integração da América Latina. Em 2023, Lula autorizou a retomada das obras do novo campus, último projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em dezembro de 2021.
IFPR em Maringá
Também foi autorizada a construção de um novo campus do IFPR em Maringá, com salas de aula, laboratórios técnicos, auditório e áreas administrativas. A unidade faz parte do projeto de expansão da Rede Federal Tecnológica, que prevê cinco novos campi no Paraná. As obras devem durar dois anos.
Criado em 2008, o IFPR está presente em 33 cidades paranaenses, com cerca de 30.000 alunos e 2.700 profissionais. A instituição oferece 30 cursos profissionalizantes integrados, 31 cursos técnicos subsequentes, 47 graduações e 5 programas de mestrado.