Conheça 7 recursos que podem garantir a segurança do seu site

Não é segredo mais para nenhum empreendedor que a presença digital é um dos elementos fundamentais para tornar um negócio relevante. É nesse cenário que é preciso investir em um domínio e uma hospedagem de sites para construir a tão desejada presença online.

Com isso, você adquire recursos valiosos para que o site do seu negócio seja considerado profissional. Entre eles estão uma boa velocidade na hora de abrir as páginas e também outro detalhe importante: a segurança.

Um site com bom desempenho – e ainda por cima seguro – possui totais condições de transmitir credibilidade e profissionalismo para os usuários. Além disso, tais qualidades garantem uma boa experiência de navegação.

E quando se trata de segurança do site, é importante conhecer alguns recursos que viabilizam essa qualidade. E é tudo isso que abordaremos nesse artigo. Confira!

Site sem segurança só traz prejuízo

Quem tem um negócio, tem que pensar na criação e divulgação de um site. Com isso será possível estabelecer uma boa presença digital. No entanto, com um site sem segurança, ao invés de presença digital você só vai garantir mesmo prejuízos.

Imagine uma loja virtual deixar de efetuar vendas porque os clientes não encontram certificados que comprovam a segurança do site. Isso não é estabelecer uma boa experiência ao usuário. Isso é mau atendimento.

Um site sem segurança perde boas posições nas páginas de resultado do Google e, por consequência disso, também perde clientes. Portanto, é impossível falar em presença online sem mencionar também os requisitos de segurança que um site exige.

Além do mais, a LGPD, que é a Lei Geral de Proteção dos Dados, já está em vigor no Brasil. Por meio dela os gestores devem manter bem claras as práticas de coletas de dados utilizadas em seus respectivos sites.

Diante desse cenário, a segurança de um site – e tudo relacionado a ela – ganha destaque. Inclusive, antes mesmo de criar um site, é interessante que o gestor fique atento para essas questões.

Recursos que garantem a segurança do site

Garantir que um site seja seguro é um passo importante para que o seu negócio obtenha êxito, proporcionando o que todos os usuários mais querem quando acessam um empreendimento online: uma boa experiência e um bom atendimento.

Hoje em dia quem navega na internet está sujeito a sofrer diferentes tipos de ataques à privacidade. Malwares e spywares são alguns exemplos. Por meio deles é possível roubar senhas, danificar sistemas, entre uma série de estragos.

Mas se as alternativas de ataques são várias, felizmente há também muitos recursos que podem garantir a segurança do seu site. Conheça alguns deles a seguir.

1-Tenha senhas fortes

Sabemos que é óbvio afirmar isso, mas não custo lembrar: reforce a sua senha! Uma senha forte é aquela que dificulta a senha de cibercriminosos. Para isso, na hora de criar a sua senha, misture letras, números e símbolos. É bom que ela contenha também mais de seis caracteres.

Evite sequências óbvias de números, palavras fáceis, em suma, nada que facilite o trabalho de pessoas mal intencionadas.

Lembre-se, na dúvida, você pode usar um gerador de senhas online. Eles são seguros e não salvam os resultados.

2-Atualize a sua plataforma

 Plataforma boa é a plataforma atualizada. Hoje em dia, na hora de criar um site, é possível contar com boas plataformas. O WordPress é uma delas.

Graças aos seus plugins e várias templates ele já conquistou o coração de vários programadores e, principalmente, de usuários leigos no assunto.

No entanto, é importante que os gestores fiquem atentos quando surge algum tipo de atualização para a plataforma. Essas atualizações não servem apenas para melhorar o desempenho do site, mas sim para atualizar também os recursos de segurança da plataforma.

3-Tenha um certificado SSL

 Esse é um protocolo de segurança muito importante especialmente quando se trata da gestão de uma loja online.

É graças a esse protocolo que as transações comerciais feitas no site são protegidas. Essa proteção é realizada por criptografia e isso impede que invasores consigam roubar dados importantes, como senhas de cartões e CPF.

Hoje em dia, o SSL é tão importante que os clientes, de uma forma geral, já sabem como averiguar se o site possui esse recurso. O “S” no final do termo “https” no domínio do site é o que aponta a presença desse certificado.

As melhores empresas de hospedagem de site disponibilizam em seus planos mais avançados o certificado SSL. Se você gerencia uma loja virtual, vale a pena dar uma pesquisada.

4 – Tenha um sistema de backups

 Sabe aquele velho – e certeiro ditado – que afirma que prevenir é melhor do que remediar? Pois é isso o que acontece quando estabelecemos um sistema de backup de todos os arquivos do seu site.

Ninguém tem o poder de prever o futuro para saber quando uma falha de hardware vai ocorrer e colocar em risco o trabalho de quem sabe, longos anos.

Por essa razão, nunca esqueça de ter a possibilidade de contar com um backup. Aqui, mais uma vez a hospedagem de site se mostra bastante útil. Hoje em dia as melhores empresas de web hosting disponibilizam em seus planos mais avançados a possibilidade de backups diários.

5 – Utilize o Captcha nos formulários do seu site

Você também é cliente e, provavelmente, não gosta muito de ter que inserir algum texto ou responder alguma pergunta para o site saber que você não é um robô.

Apesar de parecer inconveniente, essa medida de segurança é bastante eficiente. Ela diminui bastante a possibilidade de quebrar as senhas de administração e ainda dificulta a aparição de comentários SPAMs nos formulários do seu site ou blog.

6 – Tenha o SiteLock

 O SiteLock consiste em uma ferramenta que tem o objetivo de proteger o site contra ameaças do tipo Malware. Ele também evita que hackers utilizem o seu site para distribuir softwares com vírus aos seus clientes.

O SiteLock atua comparando todos os arquivos e aplicativos do seu site com os padrões de programação. Caso uma ameaça seja detectada no seu site como, por exemplo, um o malware, um e-mail irá alertar você sobre essa presença.

Em seguida você terá condições de visualizar todas as páginas infectadas por meio do painel do SiteLock.

7 – Utilize uma rede CDN

 A CDN, sigla para Content Delivery Network, consiste em uma Rede de Distribuição de Conteúdo. Essa rede realiza de forma eficiente a entrega das páginas na web para que os usuários tenham condições de acessá-las com mais eficiência e rapidez.

Desse modo, ela facilita proporcionar uma boa experiência de usuário, auxiliando no SEO do seu site.

Além do mais, a CDN permite bloquear ameaças, diminuir a presença de bots abusivos e ainda evita o desperdício de recursos do servidor.

Segurança é um item indispensável, inclusive na internet

 Na era digital, em que ter um site não é uma opção, mas sim, uma questão de adaptação, a segurança é um requisito importante.

De nada adianta ter uma boa plataforma, um registro de domínio, se o seu site não tem os recursos necessários para garantir a proteção dos dados dos usuários.

Por isso, para garantir o êxito da sua presença digital, adote esses recursos de proteção para o seu projeto web e fique sempre atento às questões de segurança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.