Votação para diretoria de 21 escolas do NRE estão suspensas

Da Redação

As eleições presenciais nas escolas da rede estadual de ensino foram suspensas pela Justiça em todo o estado. Nas escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE), apenas10 estabelecimento que já haviam optado pela forma online de votação, podem eleger seus novos diretores, hoje, 7.  Outras 21 escolas devem aguardar a orientação da Secretaria Estadual de Educação (Seed), e remarcar a data das eleições, e de forma online.

O pedido feito pelo Ministério Publico, é baseado na situação da pandemia no estado. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) considera que as escolas não têm estrutura adequada para realização das eleições online. A sentença usa um decreto do próprio governador Ratinho Jr para barrar a intenção da Secretaria da Educação de lotar as escolas da rede pública estadual no próximo dia 7, o Decreto Estadual 7.020/2012, que proíbe reuniões com mais de 50 pessoas.

De acordo com Chefe do NRE de Cianorte, Emerson Tolentino de Matos, as escolas que optaram pela eleição presencial se prepararam com medidas de contenção a pandemia.

“Essas 21 instituições estão com material impresso, organizadas, e protocolo de biossegurança pronto para receber os pais”, destaca Emerson de Matos.

Em Cianorte duas escolas optaram por votação online, sendo as duas maiores da cidade. As eleições presenciais foram programadas para funcionar das 8 horas às 21horas, para evitar o fluxo de muitas pessoas no mesmo horário.

Segundo o NRE não é possível saber o número exato de pessoas que iriam circular nas escolas, mas em alguns estabelecimentos, seria uma média de 90 a 100 votantes, levando-se em conta que todos os pais ou alunos comparecem para votar.

A Secretaria Estadual de Educação ingressou com uma liminar para garantir eleições em todas as  escolas, mas até o fechamento dessa edição, o pedido não havia sido analisado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Em todo estado são esperados 350 mil pessoas em 1,7 mil escolas com 1.075.848 matrículas de estudantes, 19.249 funcionários e 60.824 professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *