Viatura do IML vai atender 12 municípios

Da Redação

Cianorte pode contar a partir de amahã, 10, com os serviços da viatura do Instituto Médico Legal (IML). O veículo, locado e cedido pelo governo do Estado, vai atender os 12 municípios da macrorregião.

O serviço será ofertado através do convênio entre a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Prefeitura de Cianorte. O contrato tem duração de um ano, podendo ser renovado. A locação da viatura será paga pelo Estado e a prefeitura vai arcar com as despesas de funcionários (motoristas e auxiliares) e combustível.

A viatura ficará estacionada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. O acionamento seguirá o protocolo estadual, feito pelo contato da Polícia Civil com a central de regulação.

Quando acionada, a equipe de perícia virá de Maringá. Após o final da restruturação do IML em Campo Mourão, o atendimento passará a ser feito por essa equipe.  A expectativa é de que no primeiro semestre de 2022, uma unidade do IML seja instalada em Cianorte, com uma equipe de perícia técnica para acelerar ainda mais o atendimento.

O serviço vai diminuir consideravelmente o tempo para que vítimas de mortes violentas recebam o tratamento adequado. As equipes do IML não têm autorização para tocar nos corpos até a chegada da perícia, mas o serviço vai garantir um atendimento adequado no local.

“Existe um protocolo estadual, e ele precisa ser seguido. Acreditamos que aquela sensação dos familiares de que não havia a presença do serviço estadual, vai acabar. A viatura também vai garantir que os familiares não velem seus entes ali sozinhos até a chegada do atendimento”, explica o secretário municipal de Defesa Social, tenente-coronel Elias Ariel de Souza.

SERVIDORES

Quatro pessoas foram remanejadas pela Secretaria de Saúde para o atendimento no IML. Eles receberam na última semana um treinamento direcionado na unidade de Campo Mourão.

De acordo com a secretária de Saúde de Cianorte, Rebeca Galacci, são quatro condutores capacitados para conduzir o veículo e recolher os corpos.

“Eles vão trabalhar em um sistema de escalas. Dois profissionais em cada plantão. A princípio estamos fazendo uma restruturação interna. Nós realocamos esses condutores da Secretaria de Saúde”, explica a secretária.