Vacinação contra gripe deve ser retomada nos próximos dias  

Da Redação com Agência

A Secretária Municipal de Saúde de Cianorte finalizou a aplicação das doses destinadas a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, mas a imunização pode retornar nos próximos dias. Na sexta-feira. 9, o Secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, divulgou que a campanha será estendida, e que novas doses serão destinadas ao estado.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ao todo 24.648 pessoas foram imunizadas, número que corresponde a 61,1% de cobertura vacinal.

A campanha teve início no dia 12 de junho, e a vacina foi aplicada em dose única e administrada em um período de 14 dias antes, ou depois da imunização contra a Covid-19.

Até o dia 25 de junho foram vacinados em Cianorte os grupos prioritários da campanha nacional, entre crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde e da educação, idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

Nos dias 28, 29 e 30 de junho, por ordem do Governo do Estado, a vacinação foi estendida ao público geral, sendo aplicadas todas as doses, e então suspensa à campanha.

PARANÁ

O Ministério da Saúde enviou ao Estado cerca de 3.965.200 vacinas contra a gripe. Destas, o Paraná distribuiu 3.848.400 e aplicou até o momento 2.610.950, atingindo 47,6% da cobertura vacinal dentre 4.479.320 pessoas elencadas na população alvo. O Governo Federal deve enviar nos próximos dias mais 1,2 milhão de doses, totalizando 5.165.200 vacinas ao Estado.

“Precisamos imunizar os paranaenses contra a influenza para auxiliar no diagnóstico diferencial da Covid-19 e proteger contra as Síndromes Respiratórias Agudas Graves”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Visto que até o momento o Estado vacinou pouco mais de 2,6 milhões de pessoas e que o quantitativo de doses recebidos irá quase que dobrar este número, iremos seguir com a vacinação até esgotarem as doses”, acrescentou o secretário.