Unidade móvel do Hospital de Amor realiza quase 300 exames em Indianópolis
Da Redação
Dezenas de mulheres de Indianópolis realizaram entre terça-feira, 27, e ontem, 29, exames preventivos gratuitos de rastreio contra o câncer de mama e do colo do útero. Os exames conhecidos como mamografia digital e Papanicolau foram feito através de uma parceria com o Hospital de Amor de Barretos e uma ação entre lideranças comunitárias e empresariais da cidade, com o apoio da Prefeitura de Indianópolis, através de uma unidade móvel enviada à cidade e que ficou instalada ao lado do Hospital Municipal Shigueru Valdemar Osaku.
Conforme a secretária de Saúde de Indianópolis, Melissa Lais Trevisan Gentilin, foram realizados nos três dias de atendimento 284 exames. Foram 120 mamografias e outros 164 exames preventivos de câncer do colo do útero. Segundo a secretária, essa foi a segunda fez que a unidade móvel visitou Indianópolis.
A iniciativa teve o apoio do prefeito Juliano Trevisan, que destacou a importância da prevenção à saúde da mulher. “Estes exames possibilitam o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, ocasionando a realização de tratamentos mais rápidos, menos agressivos e aumentando de forma exponencial as chances de cura”, disse o prefeito.
De acordo com Trevisan, a iniciativa teve amplo apoio da prefeitura, porque o Hospital de Amor segue protocolos internacionais, oferecendo um atendimento integral e humanizado às pacientes, com segurança e qualidade. “Além de ser uma referência no atendimento a pacientes com câncer”, destacou.
UNIDADE MÓVEL
A unidade móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolau, para realização de exames de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Depois dos exames, se tiver algum tipo de alteração, a paciente será encaminhada para a unidade fixa do Hospital do Amor, os casos mais complexos serão encaminhados para Campo Grande ou para Barretos (SP).