Tuneiras do Oeste começa a utilizar pulseiras em pacientes com Covid-19

Da Redação

A Secretária Municipal de Saúde de Tuneiras do Oeste implantou uma nova forma de controle de pacientes positivados ou suspeitos de Covid-19. Desde o dia 14 de junho todos que deram entrada com suspeita ou tiveram contato com alguém positivado deve usar uma pulseiras de identificação. A decisão foi tomada após pacientes positivados serem flagrados desrespeitando o isolamento.

“A fiscalização chegou a encontrar uma família inteira positivada fora do isolamento, mesmo com todas as orientações alguns moradores não estavam respeitando as medidas restritivas”, explicou o chefe de gabinete, José Vinícius Cuareli Alécio.

As pulseiras são dividas em três cores. As vermelhas para os pacientes positivados, a amarela para quem aguarda por resultado, e a verde para quem está em isolamento por contato com algum membro da família positivado. Todos os pacientes terão que assinar um termo de consentimento.

A Lei Ordinária N°07/2021, foi aprovada na Câmara Municipal pela maioria dos vereadores, e estabelece multa de R$ 460 para quem violar a pulseira. A fiscalização será realizada por equipes de Saúde e Vigilância, e em caso de reincidência o valor será cobrado em dobro.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), até o dia 15 de Junho, Tuneiras do este registrava 693 casos confirmados, 14 óbitos por decorrência da doença, e uma letalidade de 2,02%.

“Estamos em alerta. Não podemos baixar a guarda e permitir que pessoas positivadas saiam nas ruas, e entrem no comércio sem se importar em transmitir o vírus para outras pessoas colocando a vida de todos em risco”, finalizou o prefeito Taketoshi Sakurada, o Bóia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *