Trilha das Perobas recebe mais de 1,2 mil visitas por ano

Da Redação

As visitas guiadas na Trilha das Perobas são uma ótima oportunidade de conexão com a natureza. Abertas ao público desde abril de 2017, a trilha fica dentro da mata do Parque Cinturão Verde. Durante todo o ano, o local recebe em média 1,2 mil visitantes, exceto em 2020 e 2021, por decorrência da pandemia.

Desde que foi reaberta para visitação os agendamentos são constantes. Grupos de até 12 pessoas participam de um passeio de 1,2 quilômetros, entre ida e volta. A trilha é rica em biodiversidade e tem mais de 30 exemplares de espécies, proporcionando uma conexão total com a natureza.

Em um passeio totalmente gratuito é possível encontrar mais de dez árvores Perobas centenárias, algumas delas chegando a aproximadamente 400 anos. Além das Perobas, que dão nome a trilha, é possível encontrar diversas espécies nativas, como o Palmito, Ipê, Guaritá, Ingá, Jaracatiá, Cedro, entre outras.

Além das plantas, os visitantes podem ver animais que habitam no local, como o Quati, Macaco Prego, Serpentes, Gambas, Araçari, João de Barro, Tiú, Gato maracajá e Ouriço.

Durante o passeio os turistas conhecem um pouco mais sobre a história da reserva e o trabalho dos brigadistas que cuidam do local. Até mesmo os vidros e latas encontrados no caminho se tornam aula de história para os visitantes.

A trilha precisou ser fechada em 2010 por conta da degradação ambiental causada pela ação humana. Com muito trabalho e planejamento dos agentes da Brigada Florestal e dos guardas-parque, o local pode ser reaberto.

Para agendar o passeio é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) pelo telefone (44) 3631-6463.

 

CORRIDA DAS PEROBAS

A Prefeitura de Cianorte com apoio da Secretária Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) promoveu a 1º Corrida das Perobas, no dia 19 de setembro. O evento em comemoração ao Dia da Árvore contou com a presença de 150 competidores, entre atletas, amadores, e apaixonados por natureza.

O circuito de seis quilômetros passou por dentro da Trilha das Perobas e nos arredores do Parque Cinturão Verde. A ideia da SMEL é promover ainda mais esportes de aventura, conectando atletas e a natureza em Cianorte.