Testes de câmeras nas fardas da PM devem começar ainda em 2023, diz Ratinho Junior

 Felipe Ribeiro/Portal Banda B

O Paraná deve iniciar, ainda em 2023, os testes para implantar câmeras nas fardas da Polícia Militar (PM). O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) deve ser o primeiro a ganhar a tecnologia, segundo informações divulgadas pelo governador Ratinho Junior (PSD), em entrevista coletiva concedida na tarde desta segunda-feira (6).

Na Assembleia Legislativa, Ratinho Junior explicou que o planejamento já começou na Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e a primeira etapa é estimada em R$ 20 milhões.

“Estamos acompanhando alguns outros estados, com estatísticas e comportamento, para que a gente possa ir colocando conforme as câmeras passem a dar eficiência e eficácia. Estamos vendo outros estados, até para não gastar dinheiro no que pode não trazer resultado”, explicou.

Em São Paulo, o programa Olho Vivo provocou expressiva queda nas mortes cometidas por policiais militares. Segundo o Estadão, a letalidade caiu 57% no ano de 2022.

Questionado sobre o cronograma de adoção dos equipamentos, Ratinho Junior garantiu que a questão agora é toda técnica.

“Não é uma vontade apenas política de se implantar esse modelo de segurança pública. Há todo um trâmite de fazer pesquisa de equipamento, são várias as tecnologias, então no ainda no primeiro ou no segundo semestre isso deve estar acontecendo”, concluiu.

Reivindicação

Em abril do ano passado, o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Defensoria Pública do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e também a Universidade Federal do Paraná (UFPR), entregaram uma carta ao Governo do Estado, com um pedido para que seja implementado um sistema de gravação de áudio e vídeo nas fardas e nas viaturas dos agentes de segurança pública do Paraná.

A recomendação foi acompanhada de outra sugestão: que os agentes de segurança passem por um curso obrigatório sobre Direitos Humanos.