Sete focos de incêndios são registrados em 24 horas

Da Redação

A equipe do Corpo de Bombeiros de Cianorte registrou sete focos de incêndio na cidade em um período de 24 horas. Todos os pontos atendidos foram em vegetação: cinco deles às margens da rodovia PR-323, um na PR-082 e outro na Estrada dos Amores.

Em um dos locais, no fundo da PR-082, o incêndio foi de grandes proporções e atingiu um canavial, destruindo aproximadamente 26 hectares de plantação. O fogo foi controlado pelos bombeiros e por equipes da Usina Santa Terezinha e Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). A suspeita é que a queimada tenha sido proposital.

O número de focos está sobrecarregando o trabalho das equipes, que não conseguem atender em todos os locais. Em uma semana, o Corpo de Bombeiros atendeu 16 focos, sem considerar os pontos atendidos apenas pela brigada e guarda-parques.

Moradores de diversas regiões da cidade reclamam da fumaça que fica ainda mais prejudicial com o tempo seco.

PREVISÃO DO TEMPO

A chuva foi na contra mão de todas as expectativas. Mesmo com previsões dos meteorologistas, a chuva necessária para amenizar o tempo seco e ajudar a evitar queimadas ainda não caiu. Ontem, 29, o tempo em Cianorte começou a mudar, mas mesmo assim não passou de um alarme falso.

Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fim de semana será de chuvas intensas e temporais em parte do Estado.

Em Cianorte, pancadas de chuvas estão previstas para hoje, 29, e na sexta-feira, 1º, a previsão é de 20 milímetros de chuva e alerta para queda na temperatura.

Segundos os especialistas, uma frente fria começou a avançar sobre o Sul do Brasil e, além disso, a circulação de ventos e uma nova frente fria vão contribuir para a formação de nuvens muito carregadas ao longo do próximo fim de semana. Há previsão para temporais em algumas regiões e com altos volumes acumulados de chuva. O alerta é para o risco de raios, trovoadas, rajadas de vento e até granizo em algumas localidades.