Senar oferece curso de inspetor de campo em MIP na soja

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), em parceria com o Sindicato Rural de Cianorte e Emater, vai oferecer um curso de Inspetor de Campo em Manejo Integrado de Pragas na Soja (MIP), safra 2020/2021. O curso será totalmente adaptado para atender os produtores neste momento de pandemia.

O curso é destinado a produtores e trabalhadores rurais, estudantes de áreas rurais e membros de famílias rurais, maiores de 18 anos e alfabetizados (as vagas são limitadas para 16 alunos). As inscrições vão até o dia 10 de setembro e, a capacitação é 100% gratuita.

A primeira fase do curso será no sistema à distância (EAD), com aulas online. Na segunda fase o foco é a inspeção da lavoura, com identificação das pragas e seus inimigos naturais e os níveis de controle (níveis de dano econômico). Outros temas também serão abordados, como estádios fenológicos da soja, inseticidas seletivos e controle biológico das pragas na cultura.

O curso tem validação da Embrapa e Emater e visa formar inspetores de campo capazes de tomar decisões, aprimorando o manejo e racionalizando o uso de insumos. Na fase introdutória são abordados a importância e vantagens, além de embasamento e protocolo técnico de atuação na lavoura.

O MIP é uma técnica que no Brasil começou a ser analisada em pesquisas nos anos 90 e voltou a ganhar projeção no Paraná. Por isso, o Senar-PR, em parceria com outras instituições, estruturou o curso para atender os produtores, mesmo nesse momento de pandemia.

Informações sobre as datas/horários e inscrições pelos fones (44) 9 9139-2230 ou (44) 3629-1345.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *