Saúde reforça equipes de atendimento na Upa

Da Redação

Cianorte chegou a marca de 11.673 casos de covid-19 neta sexta-feira, 14. Com uma taxa de transmissão alta, 1.050 novos positivados foram registrados, só esse ano. Com a alta procura de atendimento na unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Secretaria Municipal de Saúde trabalha para reforçar o efetivo e garantir qualidade no atendimento da unidade.

Entre os dias 3 e 4 de janeiro, o aumento da procura de atendimento com síndromes respiratórias teve um aumento significativo. A Saúde já reforçou a equipe e estuda uma força tarefa para expandir o atendimento para a população. Hoje estão disponíveis dois locais de coleta, além da disponibilização de testes rápidos.

A secretaria de Saúde, Rebeca Galacci, conversou com a redação da TRIBUNA DE CIANORTE e comentou sobre o cenário epidemiológico da cidade. De acordo com ela, o Comitê Covid segue com reuniões, e alinhados as decisões do Governo do Estado.

“Hoje nossa taxa de transmissão esta bem diferente que no final do ano passado. Mas observamos que é um resultado desse período pós-férias, festas, aglomerações. Talvez a população tenha relaxado um pouco com as medidas preventivas, mas conforme os cuidados sejam retomados, a expectativa é de que esses números voltem a cair”. Comenta a secretária.

Depois que foram desativados pelo Estado, os leitos Covid da Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) em Cianorte, a UPA segue com 14 leitos municipais reservados para pacientes infectados. Desde o ano passado, não há registro de internação por complicações da doença.

“A taxa de transmissão está realmente alta, mas os sintomas são leves e até assintomático. Estamos pedindo para quem positivar que se permaneça em casa por 10 dias, e que trabalhe em home office, se possível. Pedimos também que tenham um pouco de paciência quanto ao atendimento  nas unidades de saúde”, finaliza Rebeca.