Radares flagram quase mil avanços de sinal vermelho por mês em Cianorte

Da Redação

Segundo dados da Diretoria de Trânsito de Cianorte (Diretran), aproximadamente mil infrações de avanço de sinal vermelho são registrados por mês, no município. Os números são equivalentes ao registrado no trânsito de Maringá. A desproporcionalidade está no fato que Maringá tem uma frota de 334,1 mil veículos, e Cianorte apenas 63,9 mil.

De acordo com o Art. 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é infração gravíssima, por que coloca vidas em risco no trânsito. A penalidade é multa de R$ 293,47, e sete pontos na carteira de habilitação.

Segundo o secretário de Defesa Social, tenente coronel Elias Ariel de Souza, a infração lidera o número de multas na cidade, seguido do uso de aparelho celular ao volante, e a falta do uso do cinto de segurança.

Os flagrantes são realizados pelas 20 câmeras de radares, que até o final de setembro devem somar 26 faixas de monitoramento espalhadas na cidade.

O sistema permite visualizar imagens de até 10 segundos antes e depois do motorista cometer a infração, o que pode ajudar em caso de pedidos de anulação de multas.

“Se o motorista diz que invadiu o sinal por que estava sendo perseguido ou deu abertura para uma ambulância, nós conseguimos identificar”, explica o coronel.

A Diretran se programa para iniciar em setembro uma intensa campanha de trânsito, em Cianorte, com ações educativas de conscientização para a importância de respeitar as leis de trânsito, além de reforço na sinalização vertical e horizontal na cidade.

“Estamos investindo em pinturas de ruas, em mudança de sentido de vias, investimento do Diretran e Guarda Municipal. Tudo para garantir  uma melhor mobilidade urbana  em Cianorte”, cita o coronel.

CERCA DIGITAL

As câmeras instaladas possuem também o leitor de caracteres, e podem posteriormente ajudar a identificar veículos furtados ou roubados, quando acrescentadas ao projeto de tecnologia Cerca Digital.

O projeto é composto de 30 câmeras inteligentes e robóticas para leitura de placas de veículos, além das 26 faixas de monitoramento de radares e caracteres espalhado pela cidade. O sistema ainda permite mais conexões de até 50 câmeras de vigilância, que serão instaladas em pontos estratégicos no centro da cidade.

O monitoramento inicial será realizado pela Polícia Militar com link para a Polícia Civil, a expectativa é de que assim que a Guarda Municipal estiver instalada no município, o monitoramento possa ser integrado.

“Nós estamos trazendo para Cianorte um comando de controle robótico sem interferência humana e com qualidade de grandes centros urbanos”, conta o coronel.

O município trabalha a possibilidade de um convênio com a Polícia Rodoviária Estadual, e a base de dados da Polícia Federal, o que vai possibilitar identificar veículos furtados e roubados de todo o país que estiverem circulando em Cianorte.

O projeto com investimento de aproximadamente R$ 680 mil está em fase de licitação, A expectativa é de que esteja em pleno funcionamento até o final do segundo semestre do ano.