Programa Leite das Crianças atinge marca de 250 mil litros distribuídos

Assessoria PMC

Em Cianorte, o Programa Leite das Crianças (PLC), que auxilia no combate à desnutrição infantil, alcançou um número importante nessa segunda-feira, 13. A iniciativa do Governo do Estado, que no município conta com a parceria da Prefeitura, atingiu a marca de 250 mil litros de leite distribuídos gratuitamente às crianças que possuem entre seis meses e três anos e pertencem às famílias cuja renda por pessoa não ultrapassa meio salário mínimo. A conquista foi celebrada durante a manhã no Colégio Estadual Caio Mario Moreira, que é um dos pontos de entrega, e contou com a presença de autoridades e beneficiários.

O PLC conta, atualmente, com 640 famílias cadastradas no município, sendo que 432 ingressaram neste ano. Para cada uma das crianças é disponibilizado um litro de leite pasteurizado integral, enriquecido com vitaminas A e D, além de ferro e zinco quelato, por dia, em um dos sete pontos de entrega disponíveis. “Em onze meses de gestão, esse é um dos momentos mais felizes para mim. Como é gratificante verificar que a nossa parceria com o Governo do Estado está gerando tantos resultados positivos e auxiliando as crianças a crescerem fortes e saudáveis. O sentimento é de muita gratidão a todos os colaboradores envolvidos nessa iniciativa”, comentou o prefeito de Cianorte, Marco Franzato.

O Leite das Crianças, em Cianorte, é gerido pelo Escritório Regional da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) e conta com o apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Cultura e Saúde. “Esse é um trabalho feito a muitas mãos. Cada órgão com a sua responsabilidade para que o resultado atenda de fato quem mais precisa”, comentou Francisco Cascardo Neto, chefe do Escritório Regional da Seab.

De acordo com Cascardo, o Programa Leite das Crianças possui dois objetivos. “Um deles é combater a desnutrição infantil, até porque a gente sabe que a alimentação adequada na primeira infância é um fator básico para o desenvolvimento, já que favorece o crescimento físico e intelectual, protege contra doenças e oferece nutrientes fundamentais para a formação do sistema nervoso. Outro deles é fomentar a cadeia leiteira na região, uma vez que todos os fornecedores são pequenos produtores locais. Eles recebem toda a assistência necessária para participarem da inciativa, que possui uma série de exigências e vendem seu produto por um valor atrativo”, pontuou. Somente em 2021, o Governo do Paraná já investiu R$ 636 mil no PLC em Cianorte.