Procon de Cianorte bate recorde em atendimentos

Da Redação

Desde que houve a mudança de prédio e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cianorte expandiu os atendimentos para consumidores das 11 cidades da microrregião, os registros de reclamações dispararam. Em todo o ano passado o departamento registrou 1.075 atendimentos. Só no primeiro semestre deste ano, o número já ultrapassa os 1.700.

Segundo os dados do Procon, desde o início do ano, foram 207 pré-atendimento, destes, 177 resultaram em processos administrativos, e 90 em reclamações orientadas. 126 Cartas com Informações Preliminares (CIP) foram destinadas as empresas alvos denúncias, e aconteceram 18 audiências e reuniões conciliatórias presenciais.

O número de atendimentos é ainda maior quando pesquisado pelo site consumidor.gov.br que indica 252 reclamações de consumidores de Cianorte. Até o dia 15 de setembro, o número já era 293.

Dos atendimentos realizados no prédio, 60% são resolvidos ainda no mesmo dia, por conciliação entre consumidor e empresa via telefone. 20% dessas reclamações necessitam de abertura de processo, com prazo de dez dias, ou cinco dias úteis para resposta. Quando o prazo não é suficiente ou não há acordo, é necessária a abertura de um processo judiciário, o que representa 10% dos casos. Os outros 10% são aqueles consumidores que fazem a reclamação, mas não retornam para concluir o processo.

As empresas que lideram a lista de reclamações são as de telefonia, redes bancárias, grandes redes de lojas, e lojas online. As principais são de cobranças indevidas, assinaturas de planos sem informar o consumidor, e golpes aplicados em compras online.

ORIENTAÇÕES

Durante este ano a equipe do Procon de Cianorte fez um trabalho oficial de esclarecimentos e informação, visitando pessoalmente os postos de combustíveis da cidade. Foram feitas fiscalizações e orientações quanto ao cumprimento do Decreto Federal 11.634/2021, que exige que a empresa mantenha em local visível a todos os consumidores, um painel com valores estimados dos tributos e dos preços dos combustíveis, determinados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Todos os gerentes da rede bancária de Cianorte foram convidados para uma reunião com orientações e esclarecimentos para resolver conflitos com o canal direto do órgão. Gerentes das redes de lojas também foram convidados para esclarecimentos de direitos dos consumidores, e as reclamações registradas no período, inclusive pedindo canal direto para os serviços.

Os gerentes e proprietários das revendedoras de telefonias celulares foram orientados sobre os direitos dos consumidores, e sobre a compra solidaria e responsabilidade sobre o intermédio entre consumidores e assistências técnicas.

“Algumas lojas vendem o produto telefônico para o cliente, e quando apresenta algum defeito o consumido que precisa entrar em contato com assistência, tanto para troca ou conserto. Essa responsabilidade é total e definida por lei, do estabelecimento que vendeu o produto, e não do consumidor”, explica o chefe do Procon, William Martnez Batista.

PRECAUÇÕES

Para evitar problemas com as empresas, é preciso que o consumidor fique atento principalmente naquilo que assina. O Procon orienta que os clientes entendam seus direitos, e tome algumas precauções.

“Todo e qualquer produto é necessário que tenha a nota fiscal, sem o documento não é possível comprovar a compra. Na internet é muito importante que o consumidor preste atenção em todos os detalhes. Sempre optar por pagamento via boleto, e conferir se os dados bancários batem”, orienta Batista.

O Prédio do Procon está localizado na Av. Dr. José Roberto Furquim de Castro, 503 – Zona 1 de Cianorte. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ás 12 horas, e 13h30 as 17h30.