Primeira frente fria do ano chega a Cianorte

Da Redação

Após uma semana com temperaturas amenas, o frio finalmente chegou a Cianorte. hoje, 6, o dia permaneceu nublado e os termômetros marcaram máxima de 24ºC, com vento de 21 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso iniciado no dia 05 de maio com alerta laranja a declínio de 5ºC, na temperatura, indicando risco à saúde. O alerta segue até hoje.

Era esperada a chuva para a última quarta-feira, 05, mas a frente fria chegou mesmo com o tempo seco.

De acordo com Inmet, não há previsão de chuva para Cianorte nos próximos 15 dias.

O frio deve permanecer até o final de semana, com máximas que não vão ultrapassar os 27°C e mínimas com até 13ºC. O calor deve voltar durante a semana, e no dia 14 de maio está previsto um novo declínio na temperatura.

Dados meteorológicos divulgados pela Simepar indicam que o fenômeno climático La Niña segue atuando sobre as águas do Oceano Pacífico Equatorial. O outono de 2021 deve ser com pouca chuva e um tempo seco e frio, o intervalo entre as chuvas será maior e esta associado principalmente à passagem de frentes frias, dessa forma haverá dias mais frios, intercalados por outros de grande calor.

Falta de chuva preocupa

Desde o início dos registros de dados meteorológicos do Simepar, que foi no segundo semestre de 1997, abril de 2021foi um dos meses mais secos da história. Mas a falta de chuva já preocupa desde o mês de fevereiro deste ano em quase todas as regiões paranaenses.

Em algumas regiões do estado, as chuvas registradas no quadrimestre janeiro até abril de 2021, ficaram abaixo do padrão normal para a época do ano.

A irregularidade verificada ao longo de 2020, a falta de chuva em 2021e a previsão climática para o outono, levaram o Governo do Paraná a decretar situação de emergência hídrica em alguns setores do estado.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento deverá programar medidas de apoio aos agricultores para melhorar a eficiência no uso da água nas atividades agropecuárias e orientar os agricultores para o cumprimento da restrição de captação hídrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade da Tribuna de Cianorte.