Prefeitura prepara abrigo de emergência para população vulnerável ao frio
Da Redação
A Seretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Apoio a População de Rua (Caper) e Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), organizou um abrigo de emergência para reforçar o acolhimento das pessoas em situação de rua nesses próximos dias de frio intenso. Roupas de cama, cobertores, agasalhos e calçados estão sendo arrecadados e encaminhado para doações.
A medida abriu 14 vagas de emergência no Salão Comunitário do Pedro Moreira, localizado na Avenida Coruja, na Zona 8, sendo seis camas e oito colchões. Outras 18 vagas sociais estão disponíveis pela prefeitura, no Caper, que funciona como serviço de casa de passagem, localizado na Avenida Rio Branco, 930, Zona 5.
“As autoridades estão articuladas, estamos coordenando as medidas desde a semana passada, e se acontecer como o previsto pelos meteorologistas, nós estaremos preparados”, destaca o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Elias Silva.
Na sede do Provopar, localizada na Avenida América, 4000, Zona 6, estão disponíveis agasalhos para a população. O atendimento acontece das 8 horas ás 12 horas, 13h30min ás 17h30min, com entrada controlada por medida sanitária, de prevenção à Covid-19. Os agasalhos são separados e ficam disponíveis nas araras de roupas para a população escolher.
CAPER
A Entidade Socioassistencial, Centro de Apoio para Pessoa em Estado de Rua (Caper), em Cianorte, atende com quase o total da sua capacidade. São 40 vagas disponíveis e podem ser procurados pelas pessoas em situação de rua. Durante o ano atendem em média 20 pessoas por dia, e no período de frio, a demanda aumenta em atendimento com alimentação e pernoite. Todo trabalho é intensificado no local.
A equipe da Abordagem Social também intensificou as abordagens. As pessoas são encaminhadas ao abrigo ou casa de passagem, e recebem serviços de alimentação, banho, e troca de roupas. A população pode contribuir com o atendimento repassando informações pelo telefone (44) 99118-8217. Segundo a prefeitura, aqueles que não aceitam o serviço recebem cobertores e orientações.