Prefeitura esclarece duvidas sobre projeto do parque urbano Manduí

Da Redação

A Prefeitura de Cianorte promoveu na tarde desta quinta-feira, 10, uma audiência pública para apresentar e esclarecer as duvidas referente ao projeto do parque urbano Manduí. A reunião aconteceu no auditório da Unipar.

O 47º parque urbano do Paraná é resultado de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O novo parque ficará localizado na Vila Sete Conjunto Marselha e receberá R$ 4,4 milhões de investimentos, em uma área de 157.857,97m².

De acordo com o prefeito Marco Franzato, a administração esta à disposição para esclarecer qualquer questionamento e atender com transparência os interesses da população. “Ele valorizará a região de um bairro que esperava isso há mais de 60 anos, além de impulsionar o turismo e preservar o meio ambiente local”, destacou.

PROJETO

O projeto faz parte do programa Parques Urbano. Criado em 2019, ele tem o objetivo de recuperar áreas degradadas em fundos de vale e evitar que se tornem locais de acúmulo de lixo urbano.

O objetivo do município é recuperar uma área de mais de 157 mil metros quadrados, que apresenta problemas de erosão. Os moradores poderão usufruir de pistas de caminhada, quiosques com churrasqueiras, parques infantis e academias da terceira idade, entre outros atrativos.

A missão do projeto é de plantio de mais de 620 mudas de árvores nativas de 13 espécies diferentes. O local será usado para lazer, atividades culturais, esportivas, sociais e ambientais.                                                                                                                                                                                                            

ESCLARESCIMENTOS

Durante a reunião, profissionais técnicos esclareceram as duvidas da população referente a algumas notícias divulgada na cidade.

De acordo com a engenheira ambiental e chefe da Divisão de Educação Ambiental, Pauline Gottstein, o parque não irá proporcionar degradação e poluição para a região, e sim recuperação e conservação ambiental. Como um instrumento de proteção dos recursos ambientais, o parque irá formar uma consciência pública sobre a necessidade de conservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.

“Houve uma confusão referente ao local do parque. Algumas pessoas entenderam que o parque seria em uma área destinada ao parque Cinturão verde, o que não é verdade. O terreno com matrícula 20.100 lote D-109á D-118 pertence ao parque, uma área de degradação e não preservação”, explica Pauline.