Prefeitura de Japurá distribui colchões, lonas e mil refeições para vítimas do temporal

Da Redação

A Prefeitura de Japurá está providenciando apoio para as centenas de pessoas que foram atingidas ou prejudicadas pelo temporal da madrugada de domingo, 24, que atingiu toda a região.  De acordo com um comunicado feito pela prefeita Adriana Polizer, desde as primeiras horas de domingo as equipes formadas por servidores municipais, Defesa Civil e organismos de segurança estão trabalhando em ritmo acelerado para equalizar os transtornos causados pela chuva e o vento. As equipes estão distribuindo colchões, lonas plásticas e somente no domingo foram entregues cerca de mil refeições para desalojados.

“Desde ontem (domingo), após o temporal que causou danos gigantescos ao nosso município afetando de alguma forma toda nossa população estamos buscando meios e ajuda para aos poucos minimizar o sofrimento de cada um”, explicou a prefeita

O temporal derrubou árvores, destelhou casas e chegou até a atingir lojas no centro da cidade, quebrando vidraças e provocando alagamentos. Boa parte da cidade ficou durante todo o domingo sem energia e sem internet.

“Ficamos por várias horas sem qualquer tipo de comunicação, mas o atendimento não parou. Iniciamos uma base na escola municipal, que posteriormente foi transferida para o salão paroquial. Às 02h30 recebemos colchões e ainda pela manhã de domingo recebemos telhas por parte da Defesa Civil”, explicou Adriana.

Segundo ela, esses materiais estão sendo entregues pela equipe que está trabalhando e aos poucos vão chegando a cada pessoa ou família que necessita de ajuda. A prefeitura também está fornecendo lonas plásticas para quem sofreu com destelhamentos.  A administração também providenciou e entregou cerca de mil refeições para quem foi atingido.

“Tivemos uma grande dificuldade de comunicação por conta da falta de energia e sinal de telefone. Estamos trabalhando no sistema de captação de água. Não vamos voltar à normalidade de uma hora pra outra, mas estamos trabalhando pra que isso aconteça o quanto antes. Pedimos calma e compreensão”, justificou a prefeita.

Adriana Polizer destacou ainda o trabalho dos servidores municipais, Câmara de Vereadores e dezenas de voluntários que entregaram seu domingo para ajudar as pessoas que precisavam de ajuda. “Diante de tudo quero registrar aqui minha gratidão a todas essas pessoas que deixaram seus lares em situação de precariedade pra ajudar aquele que se encontra em situação ainda mais difícil”, valorizou a prefeita.

Hoje a prefeitura deve divulgar um boletim com os dados atualizados dos prejuízos causado em Japurá pelo temporal de domingo.