Prefeitura de Cianorte segue decreto estadual e libera uso de máscaras

Da Redação

Seguindo a lei sancionada pelo governador Ratinho Junior, a Prefeitura de Cianorte retirou a obrigatoriedade do uso de máscara. A decisão foi tomada após a proposta ser encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa na semana passada e ser apreciada nas comissões de Constituição e Justiça e de Saúde, sendo aprovada pelos deputados em dois turnos de votação.

De acordo com o decreto (10.530/2022), o uso em espaços ao ar livre é opcional, enquanto em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) o uso será obrigatório. O uso segue obrigatório em indivíduos com sintomas de covid-19.

A liberação também vale para crianças menores de 12 anos, a critério dos pais, em espaços abertos ou fechados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda o uso.

“Essa liberação não incluem os alunos de escolas estaduais e municipais. As estratégias adotadas em planos de contingência continuam a mesma, até uma segunda orientação da Secretária Estadual de Educação”, explica a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci.

O uso de máscaras era obrigatório no Estado desde 28 de abril de 2020. A mudança conta com aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e leva em consideração o controle no quadro epidemiológico, com baixo índice de ocupação dos leitos exclusivos para a covid, ampla vacinação dos paranaenses e manutenção do quadro de estabilidade do cenário após o Carnaval.

“O cenário epidemiológico é positivo. Cianorte apresentou uma queda significativa em novos casos, o que nos surpreendeu, principalmente nesse período pós-feriado. A população tem feito sua parte em cuidados e imunização, e é claro que saúde não se faz sozinho, então continuamos contando com a colaboração de todos”, ressalta a secretária.

Mesmo com a mudança, as estratégias de testagem e monitoramento da doença seguem no mesmo ritmo, assim como a orientação para a procura pela vacinação. “Já atingimos mais de 40% das crianças imunizadas, número superior ao estado. Agora, decentralizamos as aplicações em adultos, para facilitar o acesso dos pacientes”, afirma Rebeca.

De acordo com o prefeito em exercício, João Alexandre, a Prefeitura aguarda a posição do Estado para manter o aumentar as flexibilizações. “Normalmente acompanhamos o Estado, principalmente por aguardar posições técnicas para sermos mais assertivos nessa medida”, destaca.

  PARANÁ

No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 3,7 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Também houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 58% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 51% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 36% e a taxa de transmissão é de 0,98, abaixo de 1, com tendência de queda.