Prefeita de Japurá assume a coordenação geral do Sistema Regional de Inovação

 

Da Redação

 

Prefeitos e lideranças empresariais da região definiram os grupos de trabalho e os nomes à frente do Sistema Regional de Inovação Médio Noroeste (SRI), lançado neste mês de outubro. A iniciativa visa a articular poder público, iniciativa privada, instituições de ensino e sociedade civil para estimular a inovação e o empreendedorismo nos municípios da região de Cianorte.

Quem assume a coordenação geral do SRI é a prefeita de Japurá, Adriana Cristina Polizer. O coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Facec, William Roberto Pelissari, é o responsável pelo grupo de trabalho (GT) Ambientes de Inovação/ICTI. O gerente de Tecnologia e Inovação da Polpa Norte, Irajá Valdir Curts, fica à frente do GT Capital/Protagonismo Empresarial. Ricardo Tiradentes Barbosa, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), responde pelo GT de Políticas Públicas.

De acordo com a prefeita de Japurá e líder do SRI, Adriana Polizer, o trabalho será voltado para inovar e renovar mecanismos que já estão em funcionamento. “Por ser a única mulher prefeita na região e isso representar uma renovação, além de acreditar na proposta, topei o desafio. Temos pessoas com vontade e criatividade, e a pandemia nos mostrou que é necessário inovar com ferramentas atuais para que possamos nos impor”, comenta.

A liderança ressalta que os membros do SRI estarão focados em identificar vertentes dentro do ecossistema local de inovação. “Queremos realmente fazer política pública que apoie a inovação e encontrar meios de viabilizar isso e estimular a população, nossos jovens, comércio, indústria e outros campos”, frisa.

O consultor do Sebrae/PR, Valtemar Sartorelli, pontua que a formação do SRI é uma das primeiras ações realizadas pelo Comitê Território Empreendedor, grupo que teve início em agosto deste ano, com o objetivo de estimular a criação de novos negócios, promovendo a competitividade e o desenvolvimento sustentável do território.

“Queremos propor ações de inovação e desenvolvimento para a região, envolvendo e favorecendo o ambiente para empresas, empreendedores e instituições de ensino”, declara”, acrescenta.

O evento para a formação do SRI, ocorrido na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), contou com a participação de mais de 50 pessoas. “Isso demonstra que contamos com parceiros interessados em promover a inovação no médio noroeste”, observa Sartorelli.

Membros SRI

Os membros do SRI são as prefeituras de Cianorte, Japurá, Tapejara, Jussara, São Tomé, São Manoel do Paraná, Cidade Gaúcha, Rondon, Tuneiras do Oeste e Terra Boa. Entre instituições e empresas, fazem parte do grupo o Sebrae/PR, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unipar, Unicampo, Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), Sicoob, Gebon Sorvetes, Polpa Norte, Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (FACEC), Associação Comercial e Industrial de Terra Boa (Asciterra), Associação Comercial Empresarial e Agrícola de Tuneiras do Oeste (Acito), Noroeste Garantias, NM Arquitetura e Engenharia, ACIT, Nutec Cianorte, 4Connect Coworking, HIGI AR Soluções, OSG Tecnologia, Ideia Soluções, Result TI, Camdal Aluguel de Carros, Supermercado Noely, Evol Soluções, Marknet Unopar/CEEP, Log Sistemas e Eduardo Pacheco Advocacia.