PR-323: Pistas duplas, viadutos e marginais vão unificar Umuarama e solucionar tráfego no Trevo Gauchão

Agência Estadual

Não é necessário mais que 20 minutos na região do Trevo Gauchão, em Umuarama, para ver o caos se instalar. O local é um ponto de encontro desordenado de caminhões, ônibus, carros, motos, bicicletas, ambulantes e pedestres. Tudo junto e misturado, no perímetro urbano da PR-323, a principal artéria do Noroeste do Paraná.

Em meio à duplicação da PR-323, em todos os 4,4 quilômetros do perímetro urbano da cidade, dois novos viadutos vão substituir o antigo trevo, ligando as pontas do município com mais segurança, comodidade e racionalidade. Uma terceira interseção em desnível também está prevista para o trecho, no acesso a Mariluz, no entroncamento com a PR-468.

 A modernização vai atualizar uma estrutura projetada nos anos de 1980 e que já não comporta mais o tráfego na região. O investimento do Governo do Estado é de R$ 66,1 milhões. “A PR-323 é um dos maiores eixos rodoviários do Paraná, e que já deveria ter sido duplicada há muito tempo para ampliar a sua capacidade de trafegabilidade e trazer mais segurança aos motoristas e moradores. Desde o início da gestão nos comprometemos com a modernização dessa rodovia, é um sonho que aos poucos vai se realizando”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “E em Umuarama vai significar mais segurança e qualidade de vida para quem precisa passar por aquela região diariamente. Buscamos, assim, melhorar e facilitar a vida das pessoas”, completa.

A construção atingiu em fevereiro 43% de conclusão, com término previsto para novembro deste ano. O investimento, reforça o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, vai resolver também o principal gargalo logístico para quem chega ao município por Guaíra (vindo do Paraguai ou do Mato Grosso do Sul) ou de Maringá e Cianorte. “Estamos diante de uma das obras mais importantes do Estado. Um investimento de mais de R$ 60 milhões que trará mais segurança e mobilidade a todos que moram e trafegam pela PR-323”, ressalta.

Essa duplicação será efetivada pelo alargamento da pista existente, o que minimiza o impacto às propriedades lindeiras e os custos com desapropriações. As vias marginais foram dispostas de forma a expandir e complementar as laterais. Elas terão como finalidade separar o tráfego local para o de longa distância, permitindo o disciplinamento dos pontos de ingresso e egresso da rodovia. Ao longo do trecho estão previstas diversas agulhas de entrada/saída.