Número de óbitos cresce 22% nos primeiros cinco meses de 2021

Da Redação

O número de mortes registradas nos cartórios de Cianorte apresentou um aumento de 22% nos primeiros cinco meses do ano se comparado ao mesmo período de 2020. É o que aponta as estatísticas do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil.

Conforme os números da plataforma, somente em maio foram 70 registros em Cianorte, um aumento de 80% se comparado com o mesmo mês de 2020, quando foram a óbito 39 pessoas. Mesmo assim, maio nem foi o mês com maior número de mortes, posto ocupado por março com 82 registros nos cartórios.

Aliás, o mês de março também registrou aumento circunstancial se comparado com o terceiro mês de 2020: 53,22%. A diferença é que no ano passado foram 54 mortes.

No acumulado do ano foram 299 óbitos. Destes, 136 foram confirmados em decorrência da covid-19. Uma média de 165,84 mortes a cada 100 mil habitantes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), e podem sofrer alterações, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias após o falecimento.

Se comparados os meses de março e maio de 2021, os registros mostram queda de 12 mortes no último mês, mas a dificuldade enfrentada nos hospitais da região a partir do primeiro trimestre de 2020 se estende até os dias de hoje. Com leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lotados, falta de profissionais da saúde, e constante rigidez nas medidas restritivas da cidade.

DADOS ATUAIS

Um ano após o início da pandemia e mesmo com a campanha de vacinação contra a Covid-19 em andamento, os números de mortes por Covid-19 permanecem subindo. A primeira quinzena de junho terminou com o maior índice de novos casos positivados em Cianorte, superando até mesmo os registros de março, pico da pandemia na cidade. Até a quinta-feira, 18, o mês de junho já havia registrados 1.177 novos casos. Em maio a mesma data registrava 398 novos casos, e o pior mês da pandemia indicava 647 novos positivados, segundo os dados dos boletins emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

O último boletim informou que Cianorte atingiu os 8.187 casos confirmados, 7.758 recuperados, 274 pessoas em monitoramento e 143 óbitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *