Número de furtos em 2020 é 31% menor do que em 2019

O número de furtos nos dez primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado, é 31,7% menor do que o ano de 2019, conforme levantamento feito pela 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Em 2020, foram registrados 741 ocorrências de furto, já em 2019, até outubro, foram 1.085. Durante o ano passado todo, foram 1.305 registos.

De acordo com o comandante da 5ª CIPM, major Elisvaldo Balbino, o decréscimo do número de furtos está ligado à redução do tráfico. “O produto de furto, normalmente, é usado na compra de drogas e reduzindo a circulação acaba também reduzindo os crimes contra o patrimônio que é o furto e roubo”, explicou o major.

Com relação aos roubos, também ocorreu uma redução comparando os dois últimos anos. Em 2020, foram 117 ocorrências, contra 140 (até o mês de outubro) em 2019. Ou seja, uma redução de 16,43%. No passado, nos 12 meses, foram 140 ocorrências de roubo.

Os números de violência doméstica chegaram a 145 ocorrências em 2020, número 17,14% menor do que o mesmo período do ano passado, quando a PM atendeu 175 ocorrências. Ao todo, foram 219 casos em 2019.

Segundo Balbino, o decréscimo na quantidade de registros de violência doméstica pode estar relacionado com o menor consumo de drogas. “Esse número era esperado que fosse maior porque devido à pandemia, já que a convivência familiar foi maior e como isso poderia ter maior conflito”, explicou.

Os dados referentes aos homicídios seguiram no mesmo patamar, até outubro dos últimos dois anos foram oito registos. Durante todo o ano de 2019, foram 11 registros. “Foi um dos anos com menores índices de homicídio. O homicídio tem muita relação com o tráfico de drogas em virtude da disputa por regiões e a grande maioria relaciona-se a disputa entre traficantes ou dívidas relacionadas ao tráfico”, esclareceu o major.

“Nosso foco é combate ao tráfico de drogas e, por isso, fomos, em todo o Estado, a unidade com maior índice de prisão em uma cidade (Cianorte)”, finalizou Balbino.

Os números são referentes às áreas de atuação da 5ª CIPM, que compreende sete municípios Cianorte (e os distritos de São Lourenço e Vidigal), Terra Boa, Jussara, Japurá, Indianópolis, São Manoel do Paraná e São Tomé.

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *