Novo pedágio do Paraná vai incorporar 907 quilômetros de novas rodovias

Agências

O Paraná terá mais de 907 quilômetros de novas rodovias incorporadas no novo modelo de concessões, previsto para ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no primeiro semestre de 2020. Deste total, 671,12 quilômetros são de estradas estaduais (74%), como a PRC-280, PR-423, PR-323 e PR-092, entre outros eixos viários importantes do Estado. Ampliação que vai resultar em mais obras de duplicação, contornos rodoviários, ganho logístico e, especialmente, de segurança para o usuário – as estradas estaduais concentraram cerca de 2/3 das intervenções.

É justamente essa nova composição, construída em parceria com o governo federal e com apoio da sociedade civil, que explica o aumento no número de praças de pedágio no Paraná, que passará de 27 para 42. Vale ressaltar que esses 15 novos pontos com cancelas serão instalados apenas novas rodovias – não serão colocadas em estradas já pedageadas.

Foram, ao todo, mais de 5 mil sugestões recebidas em diversas audiências públicas, segundo o Ministério da Infraestrutura. O projeto prevê a concessão de 3,3 mil quilômetros de rodovias por 30 anos, com implementação de obras no valor de R$ 44 bilhões e deságio médio de 30% no valor da tarifa. O acordo em vigor atualmente termina no próximo dia 27 de novembro.

“O novo desenho das rodovias que fizemos transforma o Paraná em um verdadeiro corredor de exportação, ligando com os outros estados e o Porto de Paranaguá a todas as regiões paranaenses. São rodovias federais e estaduais importantes, por isso a necessidade de um modelo que seja bom para ambas”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.