Nova fase da retomada do turismo começa em março

Por Agência Estadual

Viagens de curta distância, feitas de carro e dentro do grupo familiar, com foco na exploração do turismo ao ar livre e das belezas naturais. Esse é o ponto central da terceira fase da campanha de retomada da atividade no Paraná estruturada pelo Governo do Estado, que terá início em março com duração até agosto.

A intenção é incentivar o turista a viajar respeitando todas as normas sanitárias previstas no protocolo de segurança da Covid-19. Ou seja, incrementar um setor importante da economia para a geração de emprego e renda mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus.

O planejamento elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo marca a retomada da campanha logo após o fim da temporada de verão. O investimento será de R$ 512 mil, com apoio do Governo Federal. O projeto prevê divulgação em diferentes mídias de comunicação e sociais.

“A pandemia do novo coronavírus atrapalhou uma atividade que vinha em franca expansão no Estado. O Paraná tem um potencial muito grande, belezas naturais que podem ser exploradas com segurança, dentro do núcleo familiar, respeitando o protocolo sanitário da doença”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “É uma adaptação, uma alternativa pensada para que o setor possa se reinventar até que tudo possa voltar ao normal. Explorar o turismo perto de onde se mora”, acrescentou.

O projeto é uma iniciativa da Paraná Turismo e Invest Paraná, em parceria com instituições representativas dos setores público e privado que fazem parte do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur). Conta também com a colaboração das Instâncias de Governança Regionais (IGR’s) das 14 regiões turísticas do Paraná.

Mapeamento

Foram mapeados 12 mercados emissores (de onde partem os turistas) dentro do Estado: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava.

A definição dos polos levou em consideração a densidade populacional e da capacidade de renda. Porém, explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, os 217 municípios paranaenses que pertencem ao Mapa do Turismo serão beneficiados pelo programa de retomada.

“Durante o isolamento social e o fechamento do comércio, trabalhamos incansavelmente para proporcionar uma retomada do turismo em todas as regiões do Estado. Queremos garantir que os destinos turísticos do Paraná entrem na rota dos paranaenses, dos brasileiros e dos estrangeiros, como foi determinado pelo governador”, destacou o secretário.

 

WhatsApp Tribuna de Cianorte

Receba as principais notícias de Cianorte e região no seu WhatsApp, basta acessar o link!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *